Foto: Envato

Com vagas de sobra, empregos no agronegócio movimentam o Paraná

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| Há um ditado que diz o seguinte: “Só não trabalhar quem não quer”, e se tem um lugar que essa frase cai como uma luva, é o Paraná, inclusive com vagas de sobre. Um estado que se destaca na geração de empregos em muitos setores, inclusive no agronegócio.

Para se ter uma ideia com resultados positivos mês a mês ao longo dos últimos quatro anos, o Paraná gerou 400.609 vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro de 2019 e outubro de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, e foram levantados pelo Departamento do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.

“Com atração de investimentos e melhoria no ambiente empresarial, o que inclui obras de infraestrutura e menos burocracias para aberturas de novas empresas, o Paraná tem batido recorde na geração de empregos ano a ano”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “O nosso mercado de trabalho aquecido reflete o resultado da nossa economia, que se tornou neste ano a quarta maior do País”.

 

MERCADO DE TRABALHO NO AGRO EM 2022 NO PARANÁ

O mercado de trabalho do Paraná se manteve aquecido ao longo do ano e fechou todos os meses de 2022 com saldo positivo na geração de empregos. Tirando poucas exceções, os setores analisados tiveram desempenho positivo em praticamente todos os meses.

“O Paraná é referência não apenas na geração de emprego, mas também na qualificação da mão de obra”, ressalta o secretário estadual da Família, Justiça e Trabalho, Rogério Carboni. “Por meio de programas do Governo do Paraná, conseguimos oferecer aos trabalhadores novas oportunidades e uma elevação salarial. Está comprovado que a qualificação dos trabalhadores reflete no ganho salarial, proporcionando melhores condições de vida aos paranaenses”.

 

Muitos setores se destacam no estado, mas aqui no Sou Agro vamos focar na agropecuária, que movimentou muito a geração de empregos ao longo dos meses. Influenciada produção, o agro foi o setor com a maior variação no período. Teve saldo positivo nos meses de janeiro (984), fevereiro (1.423), março (399), abril (652), setembro (90) e outubro (450). Nos outros meses, os saldos foram negativos: maio (-187), junho (-283), julho (-145) e agosto (-141).

Segundo os dados, os meses onde os resultados estiveram negativos é por conta da questão das colheitas e plantios que aconteceM em períodos específicos, mesmo assim, os dados são considerados ótimos.

EMPREGO NÃO FALTA

Agora, se tem uma coisa que não falta no Paraná é emprego, principalmente no agronegócio. Citando três grandes cooperativas do Oeste do Paraná é possível verificar que sempre há opções para trabalhar.

FRIMESA

A Frimesa por exemplo, com sede em Medianeira tem um grande atrativo além das vagas. Em uma página específica para os candidatos, a empresa enfatiza os benefícios que o colaborador pode ter: “Aqui, somos mais que colaboradores. Fazemos parte de um time que dedica todos os seus conhecimentos e ações para que apenas o melhor chegue à mesa das famílias brasileiras. Nossos programas de valorização e desenvolvimento profissional asseguram ainda mais a constante evolução e aprimoramento, e também investimos em projetos de saúde, segurança e bem-estar do nosso time. Venha ser Frimesa você também! Mais de 2,6 milhões de reais investidos em educação e capacitação dos colaboradores.

Clique AQUI e veja as vagas disponíveis na Frimesa.

 

C. VALE

A C. Vale também não é diferente, com vagas disponíveis para muitas atividades, possui também uma página específica para que os futuros colaboradores se inscrevam para o emprego. Com mais de 12 mil funcionários, a cooperativa abre um leque para que os interessados cliquem nas vagas onde acham que o perfil se encaixa melhor, com o chamado: “Vem com a gente #sercvale”.

Clique AQUI e veja as vagas disponíveis na C.Vale.

COOPAVEL

Na Coopavel também tem vagas de sobra, com uma página exclusiva para novos colaboradores. A cooperativa convida: “VENHA FAZER PARTE DA COOPAVEL. Uma família feita de gente que coopera e se orgulha em comercializar produtos de qualidade para o Brasil e para o exterior desde 1970. Somos uma cooperativa, por isso nosso principal foco é nas pessoas. Aqui você encontra as oportunidades e o reconhecimento que sempre buscou.”

Clique AQUI e veja as vagas disponíveis na Coopavel.

 

Confira o saldo anual de empregos nos últimos quatro anos no Paraná:

2019 – 48.306 (antigo Caged)

2020 – 29.227 (ajustado de acordo com o Caged de outubro de 2022)

2021 – 175.121 (ajustado de acordo com o Caged de outubro de 2022)

2022 (até outubro) – 147.955 (ajustado de acordo com o Caged de outubro de 2022)

Total: 400.609

(Com dados AEN)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas