Foto: Mapa

Mapa quer acelerar crescimento de áreas irrigadas no Brasil

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Mapa

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) quer acelerar o crescimento das áreas irrigadas em propriedades rurais no Brasil. O assunto foi debatido durante a COP27, no Egito.

O Mapa tem o objetivo aumentar o número de áreas de agricultura irrigada no Brasil, com o uso racional e sustentável da água. “A irrigação é uma ferramenta importante para promover ganhos de produtividade, aumentar a resiliência da produção às vulnerabilidades do clima e reduzir a volatilidade de preços ao longo do ano”, afirmou o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cleber Soares.

Mesmo sendo um país privilegiado em termos de recursos naturais, o Brasil considera essencial a adoção de políticas de uso racional e eficiente desses recursos, especialmente da água. Segundo Soares, o Mapa trata o tema com prioridade, por meio de programas como o Plano ABC+ e a promoção de assistência técnica e crédito rural.

“Por meio de assistência técnica, capacitação e crédito rural, estamos intensificando o uso de tecnologias sustentáveis ​​e boas práticas de manejo da água e do solo que não apenas contribuem para nossos objetivos de conservação, mas também melhoram a renda dos produtores rurais. Trabalhando em modelos de produção sustentáveis, como o Plano ABC+, estamos promovendo o desenvolvimento da bioeconomia, aumentando a produção agrícola, protegendo o solo e garantindo o ciclo natural da água”, disse o secretário.

 

A missão da iniciativa está organizada em três objetivos principais: reduzir as perdas de água em todo o mundo e melhorar o abastecimento de água; propor e apoiar a implementação de políticas e métodos mutuamente acordados para ação cooperativa de adaptação relacionada à água e seus co-benefícios; e promover a cooperação e interligações entre água e ação climática para alcançar a Agenda 2030, em particular o Objetifo de Desenvolvimento Sustentável 6, que trata de acesso à água potável e sanemento.

Com Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas