Foto: reprodução internet

Cascavel: 71 anos de história e orgulho para o agronegócio

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| “Cascavel cidade hospitaleira, tu és fonte rica de labor. Do quadrante oeste és a primeira. Te amamos com todo o fervor”…
Esta reportagem começa com um trecho do hino da cidade que consegue resumir perfeitamente o que é Cascavel. Somos um povo hospitaleiro, trabalhador. Uma cidade de destaque no Oeste paranaense e tão amada pelos seus moradores, sejam eles nascidos aqui ou não. Falando em quem não nasceu aqui, há alguém que criou raízes nesta cidade promissora, uma filha do agro que tem gratidão por ter sido acolhida na conhecida capital do Oeste.

” Eu considero o Cascavel uma cidade que tem ar de grande, porém pitada de interior, né? Aquele misto de tem tudo que a gente precisa, mas também é gostoso, porque é acolhedora e aconchegante. E assim é que eu percebo que é a população de Cascavel. E está no nosso DNA o agronegócio. Como é bom, como é bonito saber que aqui as pessoas respiram isso, tudo vem do agro e Cascavel não é diferente. Somos a capital do oeste do Paraná e principalmente, a capital do Agro. Sim, eu considero o Cascavel”, diz Sirlei Benetti, jornalista e CEO do portal Sou Agro.

 

Neste 14 de novembro Cascavel completa 71 anos. Seria possível contar tantas histórias, mas vamos ficar focados em nosso agronegócio. O Oeste do Paraná é destaque nacional em agropecuária. Com cidades que são exemplo em produção para todo país e Cascavel, ah é claro Cascavel que Cascavel está dentro disso. Para quem vive do agro nesta terra tão produtiva, o orgulho é inevitável e o produtor rural bate no peito com honra para falar de Cascavel.

“Se for analisar, vamos pegar dos anos 60 para cá,  tinha aquele plantio mais devagar, Cascavel já não tinha tantas empresas que tem hoje em dia. Não dava tanto apoio porque nós temos várias empresas e tinha antigamente aqueles pequenos produtores que tinha máquina pequenininha. Hoje você vê uma evolução e um maquinário grande, enorme, potente, que a coisa é rápida, que como o clima mudou muito, então tem que acompanhar.  Nós temos que aproveitar o ciclo, como é curto prazo, deixou, vai tempo. Por isso que hoje até a empresa que tem um maquinário grande, compatível, excelente. Se não você para, como cascavel cresceu, desenvolveu e nós temos que acompanhar”, detalha Roberto Carlos Zibetti, produtor rural.

 

Neste ano, dentre todas as conquistas, uma delas veio com um pouco mais de triunfo, foi o topo do ranking brasileiro na produção de frangos, um momento que ficará para a história da cidade, mas que trouxe ainda mais responsabilidade para a cidade continuar investindo no agro para garantir ainda mais conquistas assim.

“A gente não pode deixar de parabenizar o nosso agronegócio. Cascavel foi eleita como a principal cidade do estado do Paraná para se investir no agro. É a quarta melhor do Brasil e isso, por si só, já resulta no potencial e no DNA que nós temos aqui, no nosso interior, no nosso agronegócio, no município de Cascavel. Conquistamos também recentemente um levantamento do IBGE e a liderança nacional o maior município de todos os municípios brasileiros na produção de frangos de corte. Então, só por essas informações, aí ele ratifica todo esse potencial que nós temos de produção no campo, que agrega valor também na indústria, no comércio e transforma nossa cidade. E é nessa potência que ninguém segura mais”, diz Renato Segalla, secretário de Agricultura de Cascavel.

Uma cidade que valoriza quem está no campo, afinal é de lá que vem todo alimento que chega na mesa de todos.

“A nossa essência, o nosso DNA é do agro. E essa cidade tem se desenvolvido tanto por essa cadeia produtiva, essas commodities que nós temos aqui em Cascavel. Aliás, o agro tem feito com que a nossa cidade pudesse se desenvolver em outras ferramentas também. Então, claro que nós temos que comemorar esse DNA que nós temos, essa essência que nós temos do agronegócio que abastece Cascavel, o Paraná, o Brasil e parte do mundo. É um momento muito especial que nós vivemos. Aliás, o mundo olha para o Brasil e enxerga o agronegócio do oeste do Paraná”, diz Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel.

 

Uma cidade que tem o agronegócio correndo nas veias, assopra as 71 velas de aniversário com a certeza de uma evolução cada vez mais expressiva. Seja no agro ou em qualquer outro setor, Cascavel é orgulho para o Oeste, para o Paraná e para o Brasil. Feliz Aniversário Cascavel!

“Parabenizar a todos os nossos moradores, não só do interior, mas também da área urbana de Cascavel, e nos orgulhar aqui de todo esse potencial. Cascavel a cada dia avança e conquista posições jamais vistas. Então parabéns Cascavel!”, diz Segalla.

“Parabéns a nossa cidade Cascavel por 71 anos de existência e que a gente possa ver o crescimento dela há muitos e muitos anos pela frente. Que continue que o prefeito próximo que continue fazendo o desenvolvimento da cidade, apoiando e não só uma classe. Tudo porque todo mundo merece. Então quero agradecer a vocês e a nossa cidade, Cascavel, por ser uma cidade exemplar que está todo mundo ver no mundo inteiro”, diz seo Roberto.

“Meus parabéns é para toda a nossa população, para o agro, para o comércio, para a população, para os servidores, para todos nós que vivemos nessa cidade diferenciada. Uma cidade que tem políticas públicas de alcance, políticas públicas continuadas, políticas que dão a garantia que nós temos uma cidade com mais qualidade de vida. Você precisa comemorar. Você que mora em Cascavel precisa bater no peito e ter orgulho dessa nossa grande cidade. Viva Cascavel, 71 anos!”, finaliza Paranhos.

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias