Foto: reprodução internet

Produção de trigo e cevada pode superar expectativas no RS

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: reprodução internet

#souagro| A Produção de trigo e cevada pode superar expectativas no Rio Grande do Sul. A área de cultivo do trigo alcançou 1.458.026 hectares no estado. A cultura está em final de ciclo, com a maior parte das lavouras em maturação e pronta para a colheita. De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, o índice colhido alcançou 37% da área cultivada.

Além da elevada produtividade, o trigo colhido apresenta alta qualidade, ou seja, com elevado (PH), comparado com as safras dos anos anteriores. A produtividade estimada é de 3.210 kg/ha. Mesmo assim, há possibilidade de aumento nessa expectativa de produção do trigo à medida que a colheita evoluir.

 

Cevada

A produtividade atual estimada é de 3.237 kg/ha para a cevada. Entretanto, também não se descarta uma alteração positiva nessa estimativa, face aos resultados de colheita ainda em obtenção. A área de cultivo é de 37.500 hectares. A cultura aproxima-se do final do ciclo, portanto, as lavouras em final de enchimento de grãos são apenas 25%; em maturação, 45%; e foram colhidas 30%.

De acordo com o serviço de classificação da Emater/RS-Ascar, para a maior empresa cervejeira do país, a produtividade entre os produtores integrados, localizados no Planalto e Alto Uruguai, aproxima-se de 4.200 kg/ha.

A qualidade da safra é considerada excelente, apresentando em torno de 95% de primeira qualidade (peneira 2,5mmx22mm + 2,8mmx22mm), assim como o percentual de germinação, que está acima de 95%. Outro fator positivo é a baixa presença de micotoxinas (Desoxinivalenol), que está abaixo dos limites permitidos pela legislação que regula a produção de cervejas.

 

Canola

A área de cultivo é de 53.415 hectares. A estimativa de produtividade atual é de 1.638 kg/ha. Dessa forma, estima-se que 70% das lavouras foram colhidas, e o restante está maduro ou em processo final de maturação.

Aveia branca grãos

A área de cultivo é de 350.641 hectares. A produtividade prevista é de 2.478 kg/ha. Houve avanço significativo da colheita. Dessa forma. as lavouras colhidas totalizam 58%; em maturação, 38%; e finalizando o enchimento de grãos, 4%.

(Com Emater/RS)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas