Foto: Evandro Fadel/Seab

Agroindústrias de mais três municípios paranaenses podem ampliar mercado

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Evandro Fadel/Seab

Agroindústrias de mais três municípios paranaenses podem ampliar mercado e estão certificadas para operar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Marmeleiro, Palmas e Chopinzinho poderão vender os produtos de origem animal em todas as cidades do Estado.

“Com muito respeito, reconhecemos o esforço de mais três municípios na proteção à indústria pequena, na proteção ao consumidor, mantendo os serviços de inspeção funcionando”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. Com as novas adesões, 18 municípios paranaenses já estão no programa.

 

Segundo ele, a regulamentação do Susaf em 2020 ajudou a dar novo rumo ao sistema de inspeção e fiscalização no Brasil, que impedia movimentos naturais. “Não afrouxamos a corda, mas é inimaginável que se possa adquirir um queijo no município em que é produzido, mas não pode ser vendido no município vizinho”, afirmou.

Ortigara reforçou a necessidade dos municípios terem um bom serviço de inspeção, com qualidade equivalente ao do Estado, e que este seja equivalente ao serviço federal. “O consumidor merece ser tratado com respeito, com responsabilidade e do jeito adequado”, afirmou.

 

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, disse que o trabalho desenvolvido visa a que, no próximo governo, pelo menos a metade dos municípios e suas agroindústrias sejam vinculados ao Susaf. “Nós vamos facilitar e simplificar para que os municípios cada vez mais tenham o Susaf”, afirmou.

A chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Pato Branco, Leunira Viganó Tesser, disse que a inclusão de um município no Susaf começa com uma conversa com prefeitos e secretários municipais da Agricultura, e depois passa para a orientação sobre os procedimentos.

“Conversar e orientar, essa é a determinação”, salientou. “As coisas estão acontecendo no Sudoeste porque existe essa união entre prefeituras, Governo do Estado, entidades representativas e agricultores”.

O Susaf-PR compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agroindústria familiar e de pequeno porte e da produção artesanal. O serviço de inspeção pode ser feito pelo município ou por um consórcio de municípios. O sistema é gerido por um conselho gestor e por uma câmara técnica.

Com AEN

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas