Encontro da Amop destaca potencial do Oeste para a produção de biogás

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

 

Prefeitos e prefeitas da AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 20, para participar da Assembleia Ordinária da entidade. O tema do encontro foi agricultura.

O secretário de estado da agricultura, Natalino Avance de Souza, foi convidado para apresentar uma palestra sobre os projetos do governo para melhorar a estrutura agrícola da região e os programas de apoio aos agricultores paranaenses.

“Temos avançado muito, mas sabemos que para continuar crescendo precisamos do apoio dos municípios, principalmente, participando dos programas de incentivo que oferecemos”, disse o secretário de agricultura.

Natalino ainda fez o lançamento e distribuição do Manual do Secretário de Agricultura, documento elaborado pelo IDR para ajudar os gestores municipais.

O engenheiro agrônomo do IDR, Herlon Almeida, também fez uma explanação sobre a importância do investimento em biogás, através do Renova Paraná. O Oeste tem grande potencial para a produção de biometano e biogás, o que reflete na redução de custos, já que o uso desses biocombustíveis pode economizar de 25% a 60% o valor do quilômetro rodado.

Estado avança na produção de biogás e biometano

Multinacional irá produzir biogás a partir da citricultura

A AMOP ainda assinou uma carta de adesão ao programa Governança Participativa para a Sustentabilidade, em parceria com a Itaipu Binacional.

“O agro move o nosso país, o nosso estado e a região Oeste é um celeiro de boa parte de tudo o que produzimos. Discutir a agricultura é falar sobre o desenvolvimento de todos os nossos municípios”, explicou o presidente da AMOP, Marcio Rauber.

Autor: Fernanda Toigo

Fernanda Toigo

Fernanda Toigo. Jornalista desde 2003, formada pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Iniciou sua carreira em veículos de comunicação impressos. Atuou na Assessoria de Comunicação para empresas e eventos, além de ter sido professora de Jornalismo Especializado na Fasul, em Toledo-PR. Em 2010 iniciou carreira no telejornalismo, e segue em atuação. Desde 2023 integra a equipe de Jornalismo do Portal Sou Agro. Possui forte relação com o Jornalismo especializado, com ênfase no setor do Agronegócio.

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas