Foto: Envato/Sou Agro

Exportação da carne bovina já ultrapassa volume de 2021, China é quem mais compra do Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato/Sou Agro

#souagro| As exportações de carne bovina entre janeiro e outubro deste ano estão em patamares superiores ao registrado nos dez primeiros meses de 2021. Os embarques no período em 2022 chegam próximos a 2 milhões de toneladas, comparado a 1,59 milhão de toneladas no ano anterior, como mostra a edição de novembro do boletim AgroConab, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A China também é o principal comprador do produto brasileiro, mas com uma participação maior se comparada com o mercado de frango. Para carne bovina, o país asiático tem uma participação de 54,5% nas vendas realizadas até outubro.

 

Segundo a Embrapa, o Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade como também a qualidade do produto brasileiro, fazendo com que ele se tornasse competitivo e chegasse ao mercado de mais de 150 países.

Em 2015 o país se posicionou com o maior rebanho (209 milhões de cabeças), o segundo maior consumidor (38,6 kg/habitante/ano) e o segundo maior exportador (1,9 milhões toneladas) de carne bovina do mundo, tendo abatido mais de 39 milhões de cabeças. 80% da carne bovina consumida pelos brasileiros é produzida no próprio país – o parque industrial para processamento tem capacidade de abate de quase 200 mil bovinos por dia.

A exportação de carne bovina já representa 3% das exportações brasileiras e um faturamento de 6 bilhões de reais. Representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) ou 30% do PIB do Agronegócio, com um movimento superior a 400 bilhões de reais, que aumentou em quase 45% nos últimos 5 anos.

 

(Com Conab e Embrapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias