Soja da Embrapa é aprovada como não transgênica

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) considerou que a edição no genoma da soja conduzida pela Embrapa com uma técnica para desativar alguns fatores anti-nutricionais, resulta em uma soja convencional, ou seja, não transgênica. Pesquisadores consideraram que a planta editada não possui a presença do DNA de outra espécie, o que torna o produto não transgênico.

“Essa aprovação da CTNBio é uma grande conquista, porque ao considerar essa soja como não transgênica, não há necessidade de conduzirmos o processo complexo de desregulamentação comercial de um produto transgênico. Assim, a liberação comercial é mais rápida, reduzindo custos e facilitando a entrada de produtos no mercado com a biossegurança assegurada”, comemora o chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.

 

Nos laboratórios da Embrapa Soja, os pesquisadores usaram a técnica de precisão de edição gênica para desativar um fator anti-nutricional de uma soja altamente produtiva. “Com essa alteração pontual e precisa no DNA da soja, conseguimos imitar alguns processos existentes na própria natureza, mas que poderiam levar muito tempo para serem obtidos por outras técnicas, como o melhoramento clássico”, explica Nepomuceno.

Alguns fatores anti-nutricionais da soja, que é usada como componente proteico de rações animais e mesmo na alimentação humana, dificultam a digestão e a absorção de nutrientes, principalmente em animais que apresentam estômago com capacidade reduzida de armazenamento, como porcos e frangos. “Em função disso, a utilização da soja é dependente de processamento térmico que inativa esses fatores antinutricionais, mas que aumenta o custo de produção”, explica uma das coordenadoras da pesquisa, a pesquisadora Liliane Henning, da Embrapa Soja.

 

A partir de agora, a Embrapa pode introduzir essa característica genética desejada em suas outras cultivares adaptadas às diferentes regiões produtoras. Entretanto, a modificação feita no DNA da soja já foi realizada em uma variedade altamente produtiva.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

Foto: Embrapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas