Mapa identifica ingrediente contaminado em outros produtos de alimentação animal

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

Um ingrediente contaminado foi identificado em outros produtos de alimentação animal. Em continuidade às ações de investigação dos casos suspeitos de intoxicação de animais, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) diz que os resultados das análises realizadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária detectaram monoetilenoglicol como contaminante de propilenoglicol em lotes de produtos para alimentação animal além dos que haviam sido inicialmente identificados.

As investigações ainda não determinaram a origem do aditivo usado, por conta da falta de condição de rastrear o produto. O propilenoglicol é um produto de uso permitido na alimentação animal, desde que seja adquirido por empresas registradas no Mapa.

 

Para o maior controle quanto ao produto comercializado, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal determinou nesta sexta-feira (9) que empresas fabricantes de alimentos e mastigáveis devem indicar os lotes de propilenoglicol existentes em seus estoques e seus respectivos fabricantes e importadores ao Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) de sua região, realizar análises em produtos que contenham o item em sua composição, para garantir a segurança de uso nesses produtos, e indicar os lotes de produtos acabados em estoque e já distribuídos que tenham utilizado o ingrediente em sua composição, incluindo a porcentagem utilizada. Em caso de resultado não conforme, as empresas devem realizar o recolhimento dos produtos e informar ao SIPOA da região.

As empresas têm o prazo de 10 dias para atender às determinações do Dipoa. A não comunicação ao SIPOAS será interpretada como não utilização do propilenoglicol e as empresas serão fiscalizadas quanto à veracidade das informações prestadas.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

Foto: Perito Animal

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas