fábrica

Fábrica é fechada com toneladas de agrotóxicos e produtos veterinários ilegais

Débora Damasceno
Débora Damasceno
fábrica

#souagro| A fiscalização para evitar o uso de produtos ilegais no agronegócio é constante. Em mais uma operação, mais de 22 mil produtos de uso veterinário irregulares e 44,5 toneladas de agrotóxicos adulterados foram apreendidos em uma fábrica de insumos.

As apreensões de combate à venda de insumos agropecuários ilegais resultaram na interdição do estabelecimento e em mais de R$ 5 milhões de prejuízo aos infratores, tendo sido lavrados um auto de infração, dois termos de apreensão, um termo de interdição e realizadas duas prisões em flagrante por crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública.

A ação na fábrica, foi conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil do Mato Grosso, dentro da Operação Ronda Agro XXV do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira)  que foi feita pela investigação de aviso de violação do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC Animal), após a detecção pelo  Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de altos níveis do inseticida Fipronil no fígado de um bovino abatido em frigorífico com Serviço de Inspeção Federal.

A investigação também contou com a realização de análises laboratoriais para a confirmação da presença do Fipronil em produtos de uso veterinário tanto pelo LFDA como pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal (INC).

 

“Esta operação demonstrou a importância da integração e atuação do Mapa nas diversas fases da cadeia produtiva, na conformidade dos insumos, proteção da saúde animal, sanidade vegetal e saúde pública. Atuando desde a detecção dos resíduos de substâncias nocivas na carne dos animais, ao planejamento, investigação e identificação do produto que causou a violação do limite máximo de resíduos até a punição administrativa e penal dos infratores, com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso”, destaca o auditor fiscal federal agropecuário, Alexandre Siqueira.

Já os agrotóxicos apreendidos na fábrica, foram encontrados em uma linha de produção insalubre onde estavam sendo adulterados com a mistura de um produto tóxico não autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e direcionados pela empresa infratora para o mercado agrícola.

 

Para ter registro no Mapa, os agrotóxicos precisam passar pela análise técnica dos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura. Sem a análise técnica dos três órgãos federais, os produtos representam risco à saúde pública e ao meio ambiente, além do risco ao fechamento de mercados internacionais se detectado o resíduo não autorizado nos alimentos.

“Os resultados da operação refletem a importância da ação conjunta e integrada com o Ministério da Agricultura, para o combate a atividades ilícitas com insumos agropecuários, que podem pôr em risco o agronegócio do estado do Mato Grosso”, ressalta o delegado de Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso, Vitor Teixeira.

A Ronda Agro XXV foi resultado da somatória de esforços entre o Serviço de Inspeção Federal, os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária e a Fiscalização de Produtos Veterinários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Mapa)

(Fotos: Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas