animais

Copel investiga causa da descarga elétrica que matou animais no PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
animais

#souagro| A Copel/PR (Companhia de Energia Elétrica) investiga o que pode ter causado a descarga elétrica que acabou na morte de pelo menos 19 animais nesta semana. O caso ocorreu em Saudade do Iguaçu, Sudoeste do Paraná, e causou repercussão pela forma triste com que os animais ficaram jogados, mortos, em cima da propriedade.

Tudo teria sido causado por conta de um galho que encostou na rede elétrica. Vacas prenhas e peixes morreram. O prejuízo para a família foi de cerca de R$ 200 mil, além da tristeza do cenário.

 

Com a morte dos animais o produtor afirma que vai precisar repor as vacas para poder continuar a produção leiteira.

“Agora fiquei com as vacas lactantes e as bezerras mais pequenas, vai me fazer uma falta essas 19 vacas que estava a maioria pronta pra criar e vai ficar ruim pra repor agora enquanto seca aquelas oito que estão dando leite e ia bem essas vaca que morreram ali, . Vou ter que repor com outras, pra suprir aquelas”, detalhou Sérgio Cerbatto, produtor rural.

 

A filha dele contou ainda no dia do ocorrido, quarta-feira (17), que a tragédia poderia ter sido ainda maior. “Quando vimos, 12 animais já estavam mortos. Se não tivéssemos saído de casa, teríamos morrido”, comentou Grasieli Cerbatto.

Confira o vídeo:

Cuidados

Algumas medidas de proteção podem ser adotadas, principalmente na nossa região, considerando a incidência de chuvas fortes e com raios, como por exemplo galpões com estrutura de alvenaria para manter os animais em isolamento em dias de temporal.

 

Para estar totalmente seguro, é ideal que esses galpões estejam com sistema de para-raios instalado por um profissional da área.

Outra dica é que este para-raios esteja perto do pasto, mas que não afete o gado em caso de descarga e por isso deve ficar isolado.

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com agências)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas