Ações estimulam desenvolver a inovação na agropecuária

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| Ações programadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Abastecimento) visam promover a inovação na agropecuária e o apoio a novos negócios.

O objetivo é o apoio ao desenvolvimento do ecossistema regional de inovação agropecuária, além do compartilhamento de informações entre as instituições e tornar públicas as iniciativas iniciativas. São 11 ações específicas que serão desenvolvidas , entre elas a oferta de serviços tecnológicos por meio de infraestrutura de inovação aplicada e de colaboração para transferência de tecnologia e inovação para aumentar a competitividade do setor de agronegócio e do processo de internacionalização.

 

O coordenador-geral de Articulação para Inovação do Mapa, Daniel Trento, lembra que algumas tecnologias já estão disponíveis para o produtor rural. “Em termos de adoção de tecnologia, os produtores mais bem-sucedidos são aqueles que estão próximos ao instituto de pesquisa. Como forma de incentivo, o Ministério da Agricultura disponibiliza mais de 50 aplicativos gratuitos, que o produtor pode utilizar no dia a dia dele”.

Segundo o protocolo de intenções, está prevista a criação de um Comitê Gestor Regional para Inovação Agropecuária, que deverá ser composto por instituições públicas e privadas, tais como instituições de ensino e pesquisa, organizações do setor rural e de outras representativas da área de inovação. O comitê será responsável por promover um diagnóstico regional de inovação.

 

A parceria não envolve a transferência de recursos financeiros, e terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogada por igual período.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

Foto: iStock

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas