Foto: Envato

Índice do poder de compra de fertilizantes volta a subir no Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| Com uma longa crise enfrentada no setor de fertilizantes, em junho o preço médio dos produtos teve redução, provocando melhora no Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), que fechou em 1,69, uma redução em relação a maio (1,75) e abril (1,87). Isso em função de um maior equilíbrio no balanço de oferta e demanda mundial e também o mercado brasileiro, que no primeiro semestre do ano se preparou para garantir insumos e reduzir os riscos de desabastecimento por questões geopolíticas.

Além da queda no preço médio dos fertilizantes, outro fator que gerou melhoria no IPCF de junho foi a redução do preço médio das commodities de soja e milho, provocado pelo aumento da área plantada nos Estados Unidos e pelo temor de recessão econômica.

 

No período, o índice também foi impactado pela queda no preço da cana-de-açúcar e pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Combustíveis, que pode aumentar o preço do etanol e prejudicar a competitividade do combustível no Brasil. O Real desvalorizado, outro fator considerado na composição do IPCF, também contribuiu para a melhoria do índice de junho.

ÍNDICE DE FERTILIZANTES EM JUNHO

Jun/22 Jun/21 Mês Anterior Média 2021 Média 2020 Média 2019
IPCF geral 1,69 1,04 1,75 1,12 0,83 1,13

Observação: quanto menor o IPCF, maior é o poder de compra de fertilizantes.

O índice é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. O índice consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

 

Entendendo o IPCF.

O IPCF é divulgado mensalmente e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Metodologia

  • A fonte para o cálculo dos preços dos fertilizantes no porto brasileiro é a CRU, empresa de consultoria internacional. Já os preços das commodities são apurados pela média do mercado brasileiro, em dólar, calculados com base nas publicações feitas pela Agência Estado e CEPEA
  • O índice de preços de fertilizantes inclui os valores de MAP, SSP, Urea e KCL ponderados pelas participações respectivas de seu uso no país. Já o das commodities inclui soja, milho, açúcar, etanol e algodão, ponderado pelo consumo de fertilizantes.
  • O índice é também ponderado pelo câmbio, considerado 70% dos fertilizantes (custo) e 85% das commodities (receita).
  • Culturas analisadas: soja, milho, açúcar, etanol (cana-de-açúcar) e algodão.
  • Dados referentes a junho/2022

(Débora Damasceno/Sou Agro com Assessoria Mosaic)

 

(Foto: Envato)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas