Colheita do milho chega a 30% no PR
#souagro| A colheita do milho 2ª safra chegou a 30% no Paraná. O dado é do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado em boletim nesta terça-feira (19).
Da safra, 72% estão em boas condições, 21% em condições médias e 7% em condição ruim. 79% dos grãos estão em maturação e 21% em frutificação.
O Paraná mantém a estimativa de safra recorde neste ano. Segundo o Deral, o Estado fechou junho com estimativa de pequena redução na produção de milho segunda safra 2021/22. A projeção é que serão produzidos pouco mais de 36,2 milhões de toneladas contra 36,8 milhões de toneladas previstas em maio. Mesmo com a pequena redução, trata-se de uma safra recorde. A área de plantio é de quase 10,9 milhões de hectares.
- Saiba qual o prazo para os produtores finalizarem o cadastro de imóvel rural
- Conferência debate sistemas agrícolas reconhecidos em outros países
A previsão subjetiva da safra apresentada pelo Deral aponta que a produção de milho nesta segunda safra deve ficar em torno de 15,4 milhões de toneladas. É uma redução de 700 mil toneladas em relação à projeção inicial de 16,1 milhões de toneladas. Mas será 170% superior ao colhido na safra anterior, muito afetada pelas condições climáticas adversas, e que ficou em 5,7 milhões de toneladas.
Trigo e feijão
O plantio de trigo, segundo boletim do Deral, foi finalizado no Paraná. Da área plantada, 95% estão em boas condições e 5% em condições médias. Do total, 2% estão em germinação, 71% em desenvolvimento vegetativo, 23% em floração e 4% em frutificação. A área plantada de feijão já foi toda colhida no estado, com 46% da produção em boas condições, 22% em condições médias e 32% em condições ruins.
- Saiba como está o cenário do mercado brasileiro de carnes
- Seguro Rural está na mira dos debates do Mapa
Outras culturas
Toda a área de cevada do Paraná está plantada. 92% em boas condições e o restante em condições médias. 96% estão em desenvolvimento vegetativo e 2% em germinação. O café teve 60% das áreas colhidas. 69% em boas condições, 27% em condições médias e 4% em condições ruins. 100% dos grãos estão em fase de maturação. Já a batata segunda safra está com 88% das áreas colhidas. 98% em boas condições e o restante em condições médias. Do total, 37% estão em desenvolvimento vegetativo, 41% em frutificação e 22% em maturação.
(Tatiane Bertolino/Sou Agro)
Fonte: Deral