milho
#souagro | A 9ª estimativa da safra 2021/22 de milho no Mato Grosso trouxe uma nova perspectiva quanto a área, produtividade e produção do cereal. Apesar da área estimada ter aumentado em quase 2% houve uma queda na produtividade.
Desse modo, a área passou a ser estimada em 6,39 milhões de hectares, incremento de 1,17% se comparado com o relatório anterior. Em relação à produtividade, o novo número foi mensurado em 102,10 sc/ha, recuo de 1,63% ante a divulgação do mês passado. Os dados são do boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
Em relação as regiões, as que apresentaram maior queda foram a oeste, sudeste e noroeste com 5,99%, 2,97% e 1,95%, respectivamente. A redução foi pautada pelos impactos da escassez das chuvas que vem ocorrendo desde o mês de abr.22 nas lavouras do estado, principalmente no que tange as áreas que foram semeadas após a janela ideal de plantio. Por fim, apesar do incremento na área, a queda de 1,70 sc/ha na produtividade média refletiu sobre a produção estimada, que passa a ser 39,31 milhões de toneladas
Já a produção da safra 2022/23 foi ampliada para 41,51 milhões de toneladas de soja, representando uma alta de 1,62% ante a safra 2021/22. Mesmo assim a estimativa de produtividade foi projetada em 58,58 sc/ha, indicando um recuo inicial de 1,26% em relação aos rendimentos da safra 2021/22.
O aumento de área de soja em Mato Grosso continua pautado pela valorização do preço da oleaginosa nos últimos anos, a demanda aquecida no mercado e o cenário favorável para as cotações dos subprodutos.
Diante desse cenário, a intenção de área ficou estimada em 11,81 milhões de hectares, aumento de 2,92% ante a safra 2021/22. Entre as regiões de Mato Grosso, é observado uma grande conversão de áreas de pastagens em agricultura, principalmente as áreas degradadas ou em situações em que os pecuaristas com menor investimento estão saindo da atividade e arrendando as áreas para a conversão. Essa movimentação foi identificada em regiões onde a pecuária predomina, como: nordeste e norte, que apresentaram expectativa de aumento de 86,70 mil hectares e 78,37 mil hectares, respectivamente, frente à temporada anterior.
A produtividade, neste primeiro momento as projeções ficam limitadas, visto que alguns pontos que podem impactar no decorrer da safra ainda estão em aberto, como: condições climáticas, ocorrência de pragas e doença, incertezas dos investimentos para a próxima temporada — devido ao alto custo de produção — e a indefinição quanto a oferta de insumos no mercado mundial.
(Sou Agro com IMEA)
Empresa Irmão Queijeiro diversifica as atividades na propriedade em Chopinzinho, fortalecendo o projeto da família…
O acesso ao Crédito Rural se tornou um dos principais desafios para o financiamento da…
A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…
Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…
Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, defende cautela na regulamentação das mudanças na…
O mercado brasileiro de feijão iniciou o mês de outubro com oscilações nas cotações, em…
O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias
Leia Mais