Falta atualizar cadastro de quase 30% do rebanho do PR

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

#souagro| A um dia do fim do prazo, falta atualização de cadastro de quase 30% do rebanho no Paraná. A informação é da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). Segundo planilha repassada ao Portal Sou Agro, 72,4% do rebanho tiveram o cadastro atualizado.

A atualização é realizada desde o dia 1º de maio. Mesmo assim, a demora para o produtor se cadastrar tem gerado preocupação, já que esta é a regularização que substituiu a vacinação contra febre aftosa. A atualização do rebanho é importante para manter o status sanitário do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

 

“Por conta desse status é fundamental que se faça atualização do rebanho bovino para a atividade de vigilância sanitária. Além disso, a atualização colabora para composição do valor bruto de produção que resulta no repasse do ICMS para os municípios”, afirma a economista do Deral (Departamento de Economia Rural) de Cascavel, Jovir Esser.

A partir desta quinta-feira (30), o produtor que não estiver com o rebanho atualizado estará sujeito a penalidades mais severas, como o bloqueio da emissão de Guia de Trânsito Animal e multas.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas