PECUÁRIA

Atenção nos cuidados pré-parto de vacas leiteiras

#souagro| O período pré-parto de vacas leiteiras é um momento bastante delicado para as vacas de leite. Neste período, as vacas leiteiras enfrentam mudanças e precisam de cuidados especiais.

De acordo com o especialista Thales Vechiato, médico veterinário e gerente de produtos para Grandes Animais da Syntec do Brasil, alguns pontos devem ter atenção redobrada nos dias que antecedem o parto e também no momento da parição. “É necessário ter um ambiente limpo e confortável nos últimos dias de gestação, além de dieta balanceada e piquete de maternidade em boas condições para o parto. Tomar esses cuidados não apenas preserva a saúde da vaca como garante bons resultados para a fazenda, uma vez que faz com que o produtor aproveite ao máximo o potencial zootécnico do animal”.

Ele esclarece que durante duas a três semanas antes do parto, os produtores ministrem dieta equilibrada e rica em cálcio. “É preciso pensar corretamente na dieta das vacas no pré e no pós-parto, isso porque a alimentação interfere diretamente no bem-estar dos animais. As consequências do manejo inadequado nesse período podem ser extremamente prejudiciais para as crias e também para a vida reprodutiva das fêmeas”, afirma

Além de garantir bom parto, esses cuidados também auxiliam no resultado financeiro da fazenda. “Garantindo que a vaca tenha parto tranquilo, o produtor também ganha em saúde e boas lactações futuras, o que eleva o nível de produção e entrega, mantendo positiva a saúde econômica da propriedade”, finaliza.

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro com Assessoria)

 

Tatiane Bertolino

Recent Posts

Famílias e animais de área rural atingidos por alagamentos pedem ajuda

A Prefeitura de Toledo mobilizou equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Assistência Social…

outubro 15, 2026

FAEP percorre 20 mil quilômetros para visitar 155 sindicatos rurais

Desde 2024, presidente da entidade está à frente do projeto ‘Sistema FAEP no Trecho’, para…

outubro 15, 2026

Sindicato Rural: Fim da escala 6×1 preocupa o agro

Presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, defende cautela na regulamentação das mudanças na…

outubro 15, 2026

Cotações Agropecuárias: Oferta restrita e demanda cautelosa influenciam preços do feijão

O mercado brasileiro de feijão iniciou o mês de outubro com oscilações nas cotações, em…

outubro 15, 2026

Chuvas favorecem a semeadura da soja; condições variam entre os estados

A previsão do modelo COSMO/INMET para o período de 14 a 21 de outubro indica…

outubro 15, 2026

Diversificação pode abrir mercado internacional da carne bovina

Em reunião da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte do Sistema FAEP, especialista apontou oportunidades…

outubro 15, 2026

O site SOU AGRO utiliza cookies e outras tecnologias

Leia Mais