Gerador salva produção de peixes em propriedade atingida por tempestade

Ageiel Machado
Ageiel Machado

#souagro | Os estragos decorrentes da tempestade que, sexta-feira (22), atingiu o Paraná ainda são visíveis no interior de Maripá, no oeste do estado. Uma piscicultora relatou que teve prejuízo com alguns equipamentos que estragaram, como uma passarela de metal, que fica no meio do açude, que caiu. Ela contou que o gerador acabou salvando a produção, “ainda bem que tem o gerador, porque assim conseguimos alimentar os peixes, pois estamos sem energia”. A família filmou parte do temporal, a chuva e o vento forte:

 

O vizinho dessa piscicultora é metalúrgico rural, Adelar Krupp, a casa foi parcialmente destelhada, mas com o vento os fios do poste caíram no telhado da casa “a rede de alta tensão caiu em cima da casa, tivemos que dormir fora. A caixa d’água da minha casa foi jogada no açude da propriedade do meu vizinho, meu inquilino perdeu o telhado, foi terrível”, relata Adelar.

 

 

Krupp é morador da zona rural de Maripá, onde a energia ainda não voltou totalmente. De acordo com a assessoria da prefeitura, na área urbana foi religada 80% da rede de energia elétrica, mas no campo ainda não tem um balanço, mas que acreditam que deve acontecer até o meio da semana.

Além dos danos no telhado da casa, na oficina Adelar também teve prejuízo. “Perdi um aparelho do meu barracão, mas estamos esperando voltar a energia para fazer o balanço do que tanto eu perdi do meu barracão, pois molhou tudo”, comenta.

Em nota, a Copel informou que segue trabalhando para reestabelecer tudo o mais rápido possível. No domingo (24) a equipe do portal Sou Agro visitou o interior de Maripá, foram vistos profissionais da Copel e empresa terceirizada trabalhando nos postes.

tempestade
Trabalhadores seguem conserto na rede elétrica, domingo (24).

O produtor rural Romeu Lietzke, também de Maripá, comenta que parte do gado fugiu, pois sem a energia, os animais  conseguiram arrebentar os arames elétricos durante a tempestade, “eu tenho um sistema elétrico para ordenha, até dá para tirar leite sem ele, mas não sei se perdi o investimento”, relata.

Barracão desaba em maquinário do seo Romeu Lietzke

 

 

(Reportagem e fotos: Ageiél Machado)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas