CASCAVEL/PR - 16-02-2011 - Colheita e plantação de soja no interior de Cascavel. Foto Jonas Oliveira

Saiba quais são os 10 “S” da produtividade da soja

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
https://youtu.be/Xh32rPZgtKY

 

#souagro | Não é por acaso que o Brasil disputa grão a grão o título de maior produtor de soja do mundo. Fatores aliados à tecnologia, sustentabilidade e assistência técnica têm influenciado no rendimento e nos altos índices de produção. Pensando nisso, o engenheiro agrônomo Thomas Newton Martin, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com mestrado na mesma universidade e doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz, apresenta os 10 “S” da Produtividade da Soja. O engenheiro agrônomo participou do Fórum Técnico da Cultura da Soja, realizada durante dois dias na sede da AREAC (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel).

 

São eles:

1-Semente

2-Semeadora

3-Semeadura

4-Semeador

5-Solo

6-Sobrevivência

7-Sanidade

8-Sustentabilidade

9-Sistema

10-Sucesso

 

Ele enfatiza alguns “S” importante em todo o processo de produção, como a semente, semeadura, semeador, sustentabilidade, sistema, solo e sucesso. “Todas as palavras-chaves são importantes para constituir o aumento da produtividade da cultura da soja”. Isso é possível com sustentabilidade social e ambiental, redução do aporte de insumos, sistema, sucesso e solo. De acordo com o mais recente levantamento apresentado pela Conab, a expectativa de produção de soja no Brasil para a safra 2020/2021 é de 134 milhões de toneladas.

 

CONFIRA A ENTREVISTA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO THOMAS NEWTON MARTIN:

 

O engenheiro agrônomo enxerga um cenário otimista em relação à produtividade de soja no Brasil, com recorde de safra, bons preços pagos ao produtor. “A reboque de tudo isso, vem o custo de produção, que acabou aumentando e junto a cotação da saca da soja também aumentou, e isso é bom”, avalia. “Só vem a reforçar a ideia de que o agro desponta com grande importância no cenário nacional para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Esse resultado gera otimismo em virtude dos resultados positivos observados nas últimas safras”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas