plantação de tomate Reserva-Pr Gilson Abreu/AEN

Paraná é o quarto maior produtor de tomate do País

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
plantação de tomate Reserva-Pr Gilson Abreu/AEN

 

A família Santos tem uma tradição que se repete de tempos em tempos em Reserva, nos Campos Gerais do Paraná. Quando podem, se reúnem em torno de uma boa mesa para celebrar a vida. Tudo regado a muito molho vermelho, com os tomates colhidos na hora, no quintal de casa. O fruto faz a alegria do clã há anos.

O patriarca, Sebastião da Silva Santos, de 55 anos, contabiliza quase três décadas de lida na roça. Conhece os altos e baixos da produção como poucos. Ainda assim, não tem do que reclamar. Começou com 5 mil pés plantados no já distante ano de 1994, começo do Plano Real no País, e agora bate na casa das 100 mil árvores de tomate, considerando as duas safras. Produção de 18 mil caixas por ano. Ou cerca de 432 mil quilos do fruto. Todos com um padrão de qualidade que beira o perfeccionismo.

Pesquisadores identificam fungos que estimulam o crescimento de tomate

“É uma vida toda. Antes plantava feijão e milho, mas decidi migrar para o tomate quando vi que os vizinhos começaram a se dar bem. Desde então, só mexo com tomate”, diz ele, que espalha o produto pelo Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Trajetória que, inegavelmente, encorajou o filho. Eleandro Marcos Santos, de 38 anos, tratou de ter a sua própria roça. Cerca a cerca com o pai, a propriedade já tem 40 mil pés de tomate, o que praticamente dobra a produção familiar, dando maior poder de negociação na hora da comercialização.

O doce resultado do maracujá

“Tenho 17 anos de tomate e, com orgulho, posso dizer que aprendi tudo com o meu pai”, ressalta o agricultor, que vê na disparada do dólar um inimigo a ser combatido com a mesma força com que tenta proteger a plantação de pragas indesejadas. “Do ano passado para cá os insumos ficaram 40% mais caros, atrapalha muito a nossa vida”, conta.

 

Ranking nacional

A cultura cobre aproximadamente 3,6 mil hectares do Estado, com volume de 221 mil toneladas na última safra. Resultado que dá ao Paraná uma posição de destaque no ranking nacional do tomate.

Segundo dados do censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção comercial de tomate está distribuída em 24 unidades da Federação, com estoque nacional estimado em 3,7 milhões de toneladas. O Paraná é, ao lado da Bahia, o quarto principal fornecedor de tomate, respondendo por 6% do mercado. Fica atrás de Goiás (29%), São Paulo (23%), Minas Gerais (13%).

 

Fonte: AEN

 

Foto: Gilson Abreu/AEN

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas