Câmara vota Escola da Agroinovação nesta terça

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

Nesta terça-feira, será votado em sessão extraordinária o Projeto de Lei do Poder Executivo nº 86/2021, que autoriza a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), a conceder para a Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, de parte da estrutura física da Agrotec, para fins de instalação e funcionamento da futura Escola da Agroinovação.

O projeto para implantação dessa instituição no Município teve como um dos idealizadores o vereador Professor Santello. “Com a aprovação desse projeto, começa a concretização do sonho em implantar um colégio nesses moldes em Cascavel.”, ressaltou Santello.

De acordo com o responsável da Fundetec, Alcione Gomes, o local comporta esse projeto. “Temos uma estrutura fantástica, com laboratórios e todas as ferramentas. Somos uma região agrícola, com 6 das 10 maiores cooperativas do Brasil e precisamos produzir mão de obra e uma nova geração com novas competências que possam ser os profissionais do futuro. Temos potencial para transformar essa nossa região na inovação agrícola que nós precisamos”, reforçou Alcione. A área a ser concedida mede dois mil metros quadrados de edificações, compreendendo o bloco administrativo, salas de aula, guarita, alojamento denominado Espaço Piquiri, refeitório, auditório e biblioteca. A concessão é de quatro anos, renováveis por iguais períodos.

Para Professor Santello, “não se trata apenas de implantar uma nova escola, mas criar uma sistemática de ação fundamentada em abrir novas oportunidades na melhoria da condição de vida e conhecimento para os filhos de produtores agrícolas e de trabalhadores rurais, promovendo a integração entre o Ensino Médio e a Educação e Qualificação Profissional Inovadora, onde os alunos aprenderam como manejar a fertilidade do solo e os recursos naturais de forma sustentável, planejar e executar projetos relacionados a sistemas de irrigação e de uso da água, selecionar, produzir e aplicar insumos, projetar e gerenciar instalações rurais entre tantas outras ações”.

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas