Bem-estar animal abre o ciclo de palestras do Show Pecuário

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

O 7º Show Pecuário 2021 já tem a primeira palestra confirmada. Trata-se de Helena Fagundes Karsburg, Médica Veterinária formada pela UFSM/RS, mestre e doutora em Produtividade e Qualidade Animal, além de sócia da revista Leite Integral. Ela falará sobre bem-estar animal na pecuária de leite. O evento será novamente on-line e totalmente gratuito, assim como em 2020, dos dias 3 a 6 de agosto, das 19h30 às 21h.

Segundo Helena, investir em bem-estar animal na propriedade é investir no futuro. “É pensar no maior patrimônio de uma fazenda que são as vacas. Devemos pensar em bem-estar animal como qualidade de vida aos animais, onde proporcionamos condições adequadas dentro das premissas de conforto e bem-estar asseguradas de preferência por nosso programa de bem-estar animal, para que as vacas possam expressar o melhor do seu potencial”, comentou.

Um dos maiores medos dos pecuaristas de investir no bem-estar rural é o receito de custo alto. As adequações são simples, focadas em bem-estar animal e em geral não demandam grandes investimento, segundo Helena. “O mais importante é acreditar nas mudanças e na quebra de alguns paradigmas, como: ‘sempre fiz assim’ ou ‘não tem jeito’. Mudar os hábitos é o grande desafio. O segredo é fazer o básico bem feito”, disse.

Ela lista como exemplo as anotações, os registros. Definir procedimentos e fazer registros das ações do dia a dia já é um grande passo. Gerir o negócio através de dados e não de achismos. “Pode ser em um caderno, em uma planilha ou em um software de gestão. Outro exemplo é usar a criatividade para fazer enriquecimento ambiental, com brinquedos para as bezerras, deixar com que elas socializem para crescerem mais saudáveis e inteligentes, fazer o uso racional de medicamentos através de práticas que melhoram os diagnósticos e auxiliam nas melhores tomadas de decisão, ter acompanhamento técnico para apoio na tomada de decisão”.

Mesmo os mais resistentes às mudanças, terão que se adaptar. Isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, e é sempre o mercado que dita as regras. “O consumidor está cada vez mais preocupado com a origem dos alimentos que consome. O consumidor lê rótulos, se preocupa com a forma que os animais são criados. Temos que olhar pra esse consumidor com mais cuidado e mais empatia. O mercado hoje é global, temos acesso a produtos do mundo todo, por este motivo, temos que olhar para a nossa cadeia produtiva e pensar em formas de agregar valor, inovar, garantir qualidade, rastreabilidade e principalmente confiança e transparência”.

 

Dejetos de animais: de passivo ambiental a adubo

Capacitação para operação de drones é concluída na Agrotec

 

Uma das grandes mensagens para quem assistir a palestra, de acordo com Helena, é a divulgação da certificação como garantia das práticas de bem-estar animal pensando no fortalecimento da nossa cadeia produtiva e em uma comunicação assertiva e confiável ao mercado consumidor cada vez mais exigente. A certificação da maneira como ela foi desenvolvida, conforme Helena, é um direcionador de futuro para a melhora do negócio e para uma maior transparência da nossa cadeia produtiva perante o mercado consumidor.

 

O evento

O Show Pecuário foi criado em 2015 com o objetivo de ser um grande disseminador de tecnologia, informação e de novos negócios aos criadores de animais da região Oeste do Paraná. Além da feira dos expositores da indústria, do comércio e da prestação de serviços, o evento sempre buscou reunir bovinos de leite e corte, ovinos e equinos, promover leilões, julgamentos e balcão permanente de negócios. Palestras, workshops e reuniões também sempre fazem parte da programação da feira. O evento é organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná.

Com a pandemia, a edição migrou para o formato on-line em 2020, que foi um sucesso. Em 2021, o evento será novamente na plataforma digital.

 

(Comunicação Sindicato Rural)

 

Foto: Embrapa

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas