O Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira, dia 17 de março, e aposta em inovação para se tornar hub logístico da América Latina. - Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Porto de Paranaguá completa 86 anos apostando na inovação

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
O Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira, dia 17 de março, e aposta em inovação para se tornar hub logístico da América Latina. - Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

 

O Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira (17) e aposta em inovação para se tornar hub logístico da América Latina. Considerado a principal porta de saída do agronegócio brasileiro, o porto paranaense investe R$ 703 milhões em obras e prepara uma revolução tecnológica para integrar sistemas e operações.

O Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira, dia 17 de março, e aposta em inovação para se tornar hub logístico da América Latina. – Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

“Acreditamos que é possível crescer de forma ordenada e sustentável, sem prejudicar o município e cumprindo o papel de desenvolver a região, com geração de emprego e renda. Para isso, precisamos ter eficiência na recepção, movimentação e armazenagem das cargas”, diz o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O Corredor de Exportação, que permite o uso compartilhado de berços exclusivos para o embarque de granéis vegetais, será modernizado. “Vamos repotencializar e construir um novo píer, com quatro novos berços e oito correias transportadoras. A capacidade de embarque será de 4 mil toneladas de grãos, por hora, em cada linha”, afirma.

O modelo em pool, único no Brasil, será replicado do lado Oeste. A entrega do berço 201, em 2020, com dois novos shiploaders (carregadores de navios) atraiu investimentos privados e novos terminais passam a integrar o sistema.

Além disso, novos arrendamentos darão continuidade ao programa de leilões. Além das áreas PAR 32 e PAR 50, que já estão em fase de consulta e audiência pública, serão arrendadas as áreas PAR 9, PAR 14 e PAR 15 – todas voltadas para movimentação de granéis sólidos para exportação.

 

Moega única

Um dos maiores desafios do crescimento nas atividades portuárias é o transporte e recepção das cargas. A empresa pública que administra o Porto de Paranaguá, em conjunto com a comunidade, planeja a criação de uma moega única, que centralize a chegada de vagões aos armazéns e terminais que operam no Corredor de Exportação Leste.

Conhecido como Moegão, o projeto prevê três linhas independentes para receber até 180 vagões de forma simultânea, ligando nove empresas que hoje recebem composições de forma separada e reduzindo as interferências no trânsito da cidade.

No modal rodoviário, o porto já conta com o projeto executivo para expansão do Pátio de Triagem de Caminhões, que deve aumentar em até 60% o número de vagas disponíveis. Obras terrestres também fazem parte do pacote de melhorias. Seguindo a entrega do viaduto da BR 277, em 2019, será entregue nos próximos meses a obra da Avenida Bento Rocha.

 

Fonte: AEN

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas