Ministério da Agricultura veta prorrogação de zoneamento do milho safrinha

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | As suspeitas manifestadas com exclusividade à equipe do Sou Agro pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, se confirmaram. Em nota datada de 12 de março (hoje), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento negou o pedido de prorrogação de dez dias do período de semeadura do milho de segunda safra, estabelecido pelo Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático), feito em conjunto pela FAEP, SEAB e OCEPAR no dia 26 de fevereiro.

O pedido encaminhado pelas entidades paranaenses teve caráter excepcional, ante os entraves para o plantio do milho de segunda safra no período fixado pelo zoneamento. É um efeito dominó ocasionado pelo atraso no plantio da soja, em 2020. Conforme as entidades, a não prorrogação vai gerar impactos econômicos e desestimular a semeadura, gerando queda na produção e ameaçando as cadeias produtivas que dependem desse principal insumo aos animais, principalmente aves e suínos.

A negativa veio por meio da Nota Técnica 4/2021, emitida pela Coordenação Geral de Risco Agropecuário, da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pela análise, o zoneamento não é proibitivo, mas faz parte de um critério para que os produtores tenham acesso ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária, o Proagro e ao Programa de Subvenção ao Seguro Rural. Neste caso, os agricultores podem até realizar o plantio fora do período, mas vão perder a proteção desses programas. Na Nota Técnica, ainda há a informação de que os plantios feito fora da janela no Centro-Sul do Brasil resulta em colheitas inadequadas de temperatura e umidade, gerando perdas nas lavouras.

“Alterações não fundamentadas nesses parâmetros de risco trazem insegurança às relações e maiores incertezas nas estimativas calculadas de perdas potenciais para cada safra nas carteiras das seguradoras e resseguradoras. Além disso, ressaltamos que as seguradoras habilitadas no PSR e as empresas resseguradoras (…) se manifestaram formalmente no sentido de que não aceitariam riscos fora da janela preestabelecida”, conforme citação na nota. A Coordenação Geral de Risco Agropecuário informou que, ainda em 2021, vai desenvolver o Zoneamento de Produtividade (ZarcPro), para as culturas do milho e da soja, que indicará os níveis de produtividade esperada, de modo a otimizar os mecanismos vigentes.

“As informações do ZarcPro vão gerar novas possibilidades para a criação de produtos de seguro rural e Proagro mais adequados para diferentes realidades no campo (ambientes, épocas e nível tecnológico: mais ou menos produtivo)”. (Vandré Dubiela, com informações do MAPA)

 

Foto: Vandré Dubiela/Sou Agro

 

Notícias relacionadas

Ano de 2021 é muito delicado para oferta de milho, com safrinha atrasada

Atraso no plantio do milho ameaça setor produtivo

Milho: Ortigara faz apelo à ministra por compartilhamento de risco

Ministra deve responder nesta sexta se prorroga janela de plantio do milho

Ministra não se posiciona sobre alteração no zoneamento e frustra a cadeia produtiva

Plantio do milho 2ª safra no Paraná está em 45%

Área de plantio do milho chega a 28% no Paraná

Plantio da safrinha de milho atinge 50,3% no Centro-Sul do Brasil

 

 

 

 

 

 

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas