mandioca

Mandioca: a importância de mecanizar a colheita

Débora Damasceno
Débora Damasceno
mandioca

#souagro| O assunto de hoje é a produção de mandioca, uma cultura muito importante no Brasil, mas que tem algumas necessidades para melhorias, principalmente na colheita. É que atualmente há uma demanda para que a operação para colher a mandioca seja mecanizada. Já existem vários projetos de máquinas que façam esse tipo de colheita.

VEJA EXEMPLO DE UMA MÁQUINA PARA COLHEITA DE MANDIOCA:

O extensionista Mario Takahashi, do IDR-Paraná explica que a máquina mostrada no vídeo acima é um dos protótipos mais avançados para colheita mecanizada da mandioca:

“Esse vídeo foi feito em uma propriedade em Amaporã, noroeste do Paraná. Então, essa máquina é um dos protótipos provavelmente que está com os testes mais avançados, né? E ela inclusive ela vai ser apresentada, lançada no Show Rural em Cascavel, em 2022. Porém existem outros protótipos que estão andando no mercado e os inventores estão ainda também em fase de testes, mas todas essas iniciativas podem resultar em máquinas distintas que podem atender o mercado, né? Não há restrição de que tenha uma máquina somente, quanto mais, melhor né?”

 

Atualmente a mecanização do plantio já acontece, mas para a colheita isso também se faz necessário, principalmente para diminuir os custos de produção, como explica  Mario Takahashi:

“A mecanização é um uma questão bastante importante, pois a operação de colheita ela ainda necessita muita mão de obra e também o custo da colheita representa perto de 40% do custo total de produção. Por isso, frente a questão da falta de mão de obra, da penosidade do trabalho e de reduzir o custo de produção que a mecanização na colheita é muito importante. A mecanização no plantio praticamente já é consagrada, né? quase todas as lavouras comerciais já são feitas com um plantio mecanizado. Nós acreditamos que com a mecanização da colheita, possivelmente a cultura da mandioca pode se expandir em outras áreas, onde ela pode entrar em áreas bem maiores do que é atualmente.”

 

Produção de mandioca no Paraná

A secretaria de agricultura do Paraná estima que a safra de mandioca 2020/21 para 2021/22 terá uma redução de área em 10,2%. Já na produção a queda deve ser em média 15% e na produtividade também uma queda perto de 5% por cento.

Então para a safra 2020/21 a secretaria está fechando uma área de 139 mil hectares e uma produção de 3,3 milhões de toneladas. Já para a safra 2021/22 a estimativa é de uma área de 124,7 mil hectares e uma produção de 2,8 milhões de toneladas.

 

(Débora Damasceno/ Sou Agro)

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas