Estiagem favorece doença respiratória em bovinos; como prevenir?

SOUAGRO | A Doença Respiratória Bovina, é uma infecção que acomete as vias respiratórias dos animais. Ocorre principalmente durante o inverno ou na estiagem por conta do calor. Essas infecções pulmonares podem desenvolver um quadro de pneumonia ou bronquite.

O Médico Veterinário Adilson Sponchiado explica qual o ambiente mais propicio para a disseminação dessa infecção. ‘’Esse problema respiratório é recorrente principalmente a bovinocultura leiteira e de corte, em animais confinados, onde há excesso de estresse e principalmente aqueles que ficam aglomerados’’, aponta.

O médico aponta que o produtor rural precisa ficar atento aos sinais clínicos clássicos de Doença Respiratória Bovina, que incluem: febre acima de 40°C; dificuldade respiratória; secreção nasal; vários graus de depressão e diminuição ou falta de apetite.

Confinamento representa
Foto Jonas Oliveira

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

COMO PREVENIR?

Principalmente neste período de estiagem, em que a temperatura está mais elevada, é importante reduzir os fatores de risco, garantindo a higiene do ambiente; garantindo que os recém-nascidos recebam o colostro nas primeiras horas de vida e que, em seguida, sejam separados dos demais animais; favorecer a ventilação de modo a evitar umidade excessiva, temperatura fora da zona de conforto; fornecer alimentos em quantidade suficiente para atender as exigências dos animais; identificar e isolar precocemente os animais doentes dos demais e ter cuidado especial ao se adquirir animais de outros rebanhos para evitar a introdução de novas doenças na propriedade.

VEJA A EXPLICAÇÃO COMPLETA DO MÉDICO VETERINÁRIO

Compartilhe em suas redes sociais:

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.