Edema de barbela: A doença que pode matar bovinos

Compartilhar

SOUAGRO – Edema de barbela, você já ouviu falar? Com característica chamativa pelo aumento de volume na região do pescoço, essa doença pode acometer bovinos.

Mas por que isso acontece? O Portal Sou Agro conversou com a médica veterinária Ana Mendes, que explicou que é fundamental realizar um diagnóstico preciso para que o tratamento correto seja adotado.

Boi com Edema de barbela 

‘’O edema cresce muito rápido, não tem idade e pode ser em fêmea e macho, independente da raça. Esses animais podem acometer essa doença por vários motivos – ingestão de corpo estranho, verminose, relatos de aumento de monensina. São várias causas’’, disse a médica.

A monensina sódica é utilizada de forma mais intensiva na pecuária leiteira. O uso tem foco na melhora do nível metabólico.

Para tratar de verminose, indica-se aplicar, em épocas de início e meio da estação seca e início da das águas, vermífugos capazes de reduzir a carga parasitária dos animais. Além de adotar práticas para quebrar o ciclo reprodutivo dos parasitos, como o manejo das pastagens.

COMO TRATAR EDEMA DE BARBELA?

De acordo com a médica veterinária, em alguns lugares, são casos extremamente raros. A ideia é reduzir ao máximo o desconforto para o animal, e na maioria das vezes, é possível ter sucesso no tratamento. ‘’Em alguns casos, usamos apenas tratamento injetável, que resolve super bem. Já em outros, necessita de intervenção cirúrgica’’

Boi com Edema de barbela

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

A médica ainda aponta que esses animais ficam sensíveis, e devem ser manipulados com a maior calma. ‘’é de extrema importância, que eles não passem por qualquer tipo de estresse, isso além de dificultar o tratamento, pode levar o animal a óbito também’’, explica.

Médica veterinária Ana Mendes

ASSISTA A EXPLICACAO DA MÉDICA VETERINÁRIA

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.