Horta Manguinhos

De cracolândia a horta comunitária

Vandre Dubiela
Vandre Dubiela
Horta Manguinhos

 

#souagro | Do inferno ao céu. De cracolândia e horta comunitária. Assim pode ser classificada uma área localizada em Manguinhos, bairro do Rio de Janeiro onde até um tempo atrás, usuários de drogas dedicavam a vida ao crack em meio a muito lixo e animais peçonhentos. A mudança no ambiente foi proporcionada graças ao projeto Hortas Cariocas. Agora, daquele lugar, é possível garantir alimento a 800 famílias que diariamente lutam contra os aumentos excessivos dos produtos nos supermercados, muito por conta dos reflexos causados pelas intempéries climáticas, responsáveis por provocar quebra na agricultura e na pecuária.

Ocupando uma área equivalente a quatro campos de futebol, o jardim urbano é um dos maiores do gênero na América Latina. “Essa área em particular era usada como cracolândia”, disse Julio Cesar Barros, engenheiro agrônomo da cidade. “Se você chegasse aqui numa quarta-feira às 10 da manhã, poderia encontrar duas ou três mil pessoas fumando crack nesta área”.

Barros disse que ajudou a criar o projeto Hortas Cariocas em 2006 para plantar verduras em várias partes da cidade e fornecer produtos orgânicos para moradores de baixa renda. Ele disse que as hortas urbanas também ajudam a prevenir a ocupação irregular de áreas perigosas, sujeitas a inundações ou deslizamentos de terra.

“Enquanto estou plantando [sementes], penso que em alguns dias estarei colhendo e levando para casa para comer”, disse Diane Silva, uma trabalhadora rural urbana. “Sei que estou plantando para colher amanhã … dá muito prazer trabalhar na horta, é um trabalho que a gente gosta, adoro isso”. O projeto já se expandiu para 49 hortas em todo o Rio, segundo Barros.

Morador de Manguinhos, Ezequiel Dias, ajuda na coordenação do projeto e afirma que a iniciativa transformou sua comunidade. “Mudou a cara de Manguinhos… nossas comunidades precisam exatamente disso: paz, felicidade e uma vida melhor”.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Reuters)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas