Avicultor tem prejuízo com morte de 7 mil animais
#souagro| Avicultores de Rio do Salto, distrito de Cascavel/PR tiveram uma grande perda nesta quarta-feira (22), mais de 7 mil frangos morreram por conta da falta de energia.
VEJA O VÍDEO:
Segundo o produtor Carlos Cavichioni, a queda de energia ocorreu na terça-feira (21) às 15h e só retornou às 21h, ele perdeu 500 frangos, e o vizinho perdeu 7 mil aves: “Meu vizinho ali perdeu sete mil frangos. Nós temos gerador e ficou ligando e desligando energia, aí em um pico acabou danificando o painel do meu aviário. O gerador também não sei se até não estragou o painel, então tá difícil pra você trabalhar aqui no interior do Paraná.”
- Tem dívidas por causa da estiagem? não renegocie, prorrogue
- “2021 perdemos muita safra e não será surpresa se acontecer em 2022”, diz Ortigara
Prejuízos
Para os donos dos aviários, o prejuízo é muito grande: “Os meu aqui já estavam com três quilos cada frango. Eu perdi mais ou menos ali uns 900 quilos de frango, na média de R$ 7 cada frango, então praticamente o meu lucro ali já foi ali nessa perda que eu tive né?”, afirma Carlos.
Rede trifásica
Outra reclamação da comunidade é sobre a rede trifásica, que faz parte do programa:”Paraná Trifásico” do governo do estado criado para aumentar a qualidade da energia e aumentar a segurança com menos quedas no campo.
- Paraná trifásico: projeto aumenta qualidade da energia elétrica no campo
- Como produzir em períodos de crise hídrica
Mas segundo os produtores, a rede ficou próxima, mas não os atende: “Fizeram aquela rede trifásica que é pra atender quem produz, né? Passou a rede aqui e a nossa linha aqui que é uma linha que faltava mais ou menos mil metros, eles deixaram de fora. Nós reclamamos direto nessa questão da energia e não resolve o problema e a chave sempre cai no mesmo lugar, então toda vez nós estamos tendo prejuízo com a energia aqui. Quando nós fomos na Copel procurar pra se informar pra mudar a rede trifásica aqui, eles falaram que nós teria que pagar e puxar por conta. Não estão aguentando mais aqui”, desabafa Carlos.
Pedido de solução
Os produtores pedem soluções para evitar que novas perdas como essa se repitam, eles afirmam que essa situação acontece várias vezes : “É assim direto aqui na nossa linha, nós estamos tendo queda de energia. O lote passado ali nós também tivemos prejuízo né? Com queda de energia. Ontem a tarde faltou energia três horas da tarde e ficou ligando e desligando, ligando, desligando a energia, sabe? Deu uma pane em todos os painéis aqui, porque é muita, tava tudo ligado”, diz Carlos.
O QUE DIZ A COPEL
A Copel informa que a queda de uma árvore de grande porte sobre a rede elétrica foi a causa da falta de energia para 15 unidades consumidoras da localidade de Rio do Salto, distrito de Cascavel, na tarde de ontem. Assim que recebeu o chamado de falta de energia, pouco depois das 15 horas, a Copel enviou equipes de serviços ao local, responsáveis pelo primeiro atendimento e pelas manobras na rede de energia para reduzir a quantidade de clientes desligados.
Chegando ao local, que fica distante 36,5 km de Cascavel, a equipe constatou a necessidade de remoção da árvore e de emenda de cabos. Este serviço é realizado por equipes de manutenção, que possuem equipamentos e treinamento para atuar em casos mais complexos.
Já o desligamento do dia 5 de novembro aconteceu em função do temporal que atingiu a região nesta data. Uma descarga atmosférica atingiu um alimentador e interrompeu o fornecimento de energia na região. E no dia 21 de novembro houve um desligamento por causa de vegetação que caiu sobre a rede de energia.
Paraná Trifásico
O programa Paraná Trifásico atua no fortalecimento da espinha dorsal da rede de distribuição que atende as áreas rurais do Estado. As novas redes adotam traçados inteligentes e um padrão construtivo com postes mais reforçados e cabos protegidos da interferência de galhos de árvores, o que contribui para aumentar a confiabilidade e a qualidade da energia fornecida.
Com o trifaseamento das redes principais, o produtor que quiser ter acesso à rede trifásica arcará com um custo menor de conexão pois a distância a ser coberta pela ligação de sua propriedade é bem menor do que antes do programa. O produtor rural interessado em alterar o padrão de energia em sua unidade consumidora deve solicitá-lo no serviço “Troca de padrão”, disponível em www.copel.com
(Débora Damasceno/ Sou Agro)