Espaço Impulso terá programação especial no Show Rural
#souagro| Hub de inovação para o agronegócio inaugurado em fevereiro de 2022, o Espaço Impulso terá uma programação especial durante a 35ª edição do Show Rural Coopavel, que acontece de 6 a 10 de fevereiro, na BR 277 – Km 577, em Cascavel – PR. O espaço terá temáticas específicas a cada dia e os visitantes poderão contar com conexão de internet da Claro e da Embratel, que, em parceria com a Huawei, viabilizarão toda a infraestrutura de conectividade no evento, para potencializar resultados e aproveitamento pelo público com rede 5G.
A participação da Claro e da Embratel no projeto inclui a atuação estratégica do beOn Claro, hub de inovação da operadora, que apresentará no evento testes para o setor Agro, além da visão sobre os territórios de valor desse setor que estão em desenvolvimento por sua equipe de inovação. O beOn Claro aproveitará o encontro para debater sobre os desafios e oportunidades do setor, conhecer melhor as necessidades dos produtores e identificar empreendedores e startups com soluções que possam contribuir para acelerar a experimentação de novos negócios no Agro.
“Percebemos que muitos dos desafios do agronegócio demandam tecnologias e soluções que o ecossistema de inovação já é capaz de endereçar, especialmente nas áreas de sensores conectados e tratamento de dados com inteligência artificial. Nós do beOn identificamos oportunidades que podem ser alavancadas com os ativos da Claro e Embratel e que podem contribuir diretamente no desempenho dos produtores”, comenta Rodrigo Duclos, diretor de Inovação Digital da Claro e fundador do beOn Claro.
“A Claro e a Embratel estão à frente do mercado nas ofertas de tecnologias para o agronegócio, segmento responsável por mais de 25% do PIB brasileiro. Vamos mostrar durante o Show Rural como as nossas soluções são capazes de gerar os melhores resultados aos produtores da região”, afirma o Diretor de Negócios de IoT da Claro, Eduardo Polidoro.
Com a solução Campo Conectado, que integra o Claro smart agro, a operadora leva conectividade para o campo e acelera a agricultura digital com inovações que fazem o gerenciamento das propriedades em tempo real, reduzem desperdício de sementes, promovem a utilização mais racional de fertilizantes e defensivos agrícolas, propiciam a diminuição de uso de combustível fóssil, tornando possível a redução de perdas agrícolas, monitoram temperatura, umidade, localização e assim aumentando a rastreabilidade na cadeia alimentar. Em outras palavras, a conectividade e as soluções de agricultura digital da Claro e Embratel trazem mais produtividade ao campo, maior segurança alimentar, um controle mais rígido da produção e redução de emissão de gases de efeito estufa.
“A Embratel está muito feliz por participar de mais uma edição do Show Rural Coopavel, levando o 5G, que proverá tantos benefícios ao agronegócio. Como habilitadores de infraestrutura e soluções digitais, sempre fornecemos inovações e tecnologias de ponta para nossos clientes. Nossa presença no evento reforça o compromisso que temos de habilitar a transformação digital do agronegócio”, afirma Adriano Pires, Diretor de Vendas da Embratel.
A segunda-feira, 6, será dedicada a debates sobre o ecossistema de inovação com a participação de parceiros e representantes das empresas integradas ao projeto, bem como universidades e startups. Na terça, dia 7, abrirá espaço ao Invest Day, criado para contatos para investimentos. “Teremos palestras explicando como investir em startups e também a participação de empresas de fundo de investimentos e investidores”, informa o gerente de Inovação da Coopavel, Kleberson Angelossi.
A quarta-feira, 8 de fevereiro, será o dia da conectividade. A Claro, a Embratel, a Huawei, o PTI, o ExoHub e a Coopavel, parceiras do Espaço Impulso, apresentarão soluções para levar a conectividade para o campo, entre outras inovações. Neste dia, a equipe do beOn debaterá estratégias do campo com empresários, startups e produtores, sobre soluções para atender cada vez melhor as necessidades do setor. A quinta, 9, terá foco em debater temas de interesse do agronegócio, com foco em inovação e logística. Nesse dia, o evento vai receber integrantes de duas comitivas internacionais, uma da embaixada Argentina e outra da Câmara Árabe.
Um ano
A sexta-feira, dia 10, abrirá espaço à apresentação de cases de sucesso de empresas parceiras do Espaço Impulso. “Essa é a maneira que encontramos para marcar o primeiro aniversário de atividades desse hub do agro, que foi oficialmente entregue durante o 34º Show Rural, no dia 10 de fevereiro de 2022”, destaca Angelossi. O gerente ainda reforça que o propósito do hub é promover conexões que elevem conhecimentos e tecnologias à condição de soluções para a transformação do futuro do agronegócio, gerando desenvolvimento sustentável, produtivo e rentável.
“Nascemos da inovação aberta na prática, pela qual começamos pela quebra de padrões e paradigmas de dentro para fora, compreendendo o processo e caminho da transformação dos negócios e hoje entendemos que o problema básico enfrentado pelas organizações é ter foco e energia para garantir sua viabilidade atual e, ao mesmo tempo, dedicar energia suficiente para garantir sua viabilidade futura”, destaca o gerente de Inovação da Coopavel.
Legado
O Espaço Impulso tem uma história recente, porém com um legado forte e robusto das empresas estruturantes, trazendo as expertises de pesquisa e desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e mercado do agronegócio de ponta a ponta. “Ajudamos as empresas a serem gerenciadas de forma rápida, explorando os riscos competitivos atuais e a passar rapidamente para uma próxima vantagem no mercado. O Espaço Impulso é um marco na história do agronegócio, consolidando a inovação como o motor permanente da evolução do setor”, registra Kleberson.
Juntos fazendo parte dessa história, a Claro, a Embratel e os parceiros Coopavel, ExoHub, PTI, Huawei iniciarão, ainda neste ano, a implantação de uma antena fixa de telecomunicações, dentro da área do Show Rural da Coopavel. Esse é mais um dos legados do Espaço Impulso, para contribuir na aceleração das soluções tecnológicas e inovadoras para o agronegócio.
(Com Show Rural)