Foto: Divulgação / Epagri

Protótipo é criado para medir estresse térmico na agropecuária

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Divulgação / Epagri

A Epagri/Ciram de Santa Catarina passou a medir a temperatura do globo negro no Sul do Estado. A medição é realizada por um protótipo de termômetro de globo negro desenvolvido pelos técnicos da instituição e instalado em dezembro em uma estação meteorológica de Orleans para medir o estresse térmico. A ação faz parte do projeto “Efeito do estresse térmico por calor em vacas leiteiras”, desenvolvido pela Epagri em cooperação com a Udesc.

Termômetro de globo negro é um instrumento que consiste em uma esfera oca, pintada externamente com duas camadas de tinta preta fosca para maximizar a absorção de radiação solar. Em seu interior é instalado um termopar ou termômetro, para a leitura da temperatura.

Por meio do valor lido de temperatura, o termômetro de globo negro indica os efeitos combinados da energia radiante, temperatura e velocidade do ar, três importantes fatores que afetam o conforto térmico. “Esta nova variável, monitorada em intervalos horários, será utilizada inicialmente para avaliar a temperatura radiante direta, com a finalidade de determinar o risco de estresse térmico na bovinocultura leiteira do Estado”, explica Gerson Conceição, pesquisador da Epagri/Ciram e coordenador do estudo.

Segundo o pesquisador, o calor gera estresse e aumento da temperatura corporal na vaca. Esses dois fatores diminuem o desempenho reprodutivo e, por consequência, a rentabilidade. Os bovinos tentam liberar calor através do aumento da respiração quando submetidos à alta temperatura, o que é chamado de resfriamento evaporativo. “A frequência respiratória aumenta muito acima da faixa fisiológica normal, levando ao risco de alcalose respiratória, o que pode resultar em maior suscetibilidade a doenças”, pontua Gerson.

Para reduzir o calor do próprio corpo, a vaca come menos e isso reduz a produção de leite. O animal também bebe cerca de 1Kg a mais de água para cada aumento de um grau na temperatura. Ainda ocorrem outras mudanças de comportamento no gado: eles buscam locais mais confortáveis, com tempos de repouso reduzidos, pois ao deitar ocorre uma redução na área de superfície corporal disponível para dissipação de calor. Tudo isso influencia na produtividade de leite e, por consequência, na rentabilidade do agricultor.

A plataforma Agroconnect, da Epagri/Ciram, já disponibiliza índice de estresse térmico em bovinos de leite (ITH), baseado na temperatura e umidade relativa do ar. A nova variável foi disponibilizada também como uma das metas do projeto em parceria com a Udesc. A instalação do protótipo do termômetro de globo negro em Orleans serve para testar a campo o comportamento deste equipamento.

(Por Epagri)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas