John Deere

John Deere celebra acordo com Starlink para conectar tratores

Sirlei Benetti
Sirlei Benetti
John Deere

A Deere & Company (John Deere) celebrou acordo com a Starlink, da SpaceX, de Elon Musk, para conectar tratores, colhedoras e outros equipamentos à internet. A montadora de Illinois testou os serviços por pelo menos oito meses antes da contratação.

Conforme a Starlink, “ainda este ano, a John Deere começará a equipar máquinas novas e existentes nos Estados Unidos e no Brasil com Starlink para conectar os agricultores à Internet de alta velocidade para poderem aproveitar totalmente as tecnologias de agricultura de precisão”.

A John Deere informou que o sistema será implementado tanto para conectar máquinas novas quanto as já em uso. A tecnologia permitirá o uso de recursos como controle autônomo, compartilhamento de dados instantâneos, diagnóstico à distância, suporte técnico avançado e comunicação entre equipamentos.

As concessionárias da empresa instalarão terminais Starlink em equipamentos compatíveis. Além disso, será utilizado um modem JDLink 4G LTE para conectar os equipamentos ao John Deere Operations Center. O lançamento do sistema será inicialmente restrito aos Estados Unidos e ao Brasil, começando no segundo semestre de 2024.

As empresas não informaram o valor do negócio ou o custo dos serviços para os agricultores.

Estima-se que 30% da área cultivadas nos Estados Unidos não tenha acesso suficiente à conexão com a internet. No Brasil a quantidade beira os 70%.

Isso possibilitará a utilização de tecnologias como autonomia, compartilhamento de dados em tempo real, diagnósticos remotos, soluções aprimoradas de suporte técnico e comunicação entre máquinas. Todas elas são tecnologias que ajudam os agricultores a trabalhar com mais eficiência e maximizar o tempo produtivo.

“Estamos levando o serviço de conectividade via satélite para o uso agrícola em grande escala, para que os agricultores com problemas de cobertura celular possam maximizar o valor da conectividade em suas operações. A solução SATCOM potencializa o pacote de tecnologias da John Deere para que todos os agricultores possam utilizar plenamente a tecnologia agrícola de precisão de que dispõem atualmente, juntamente com as novas soluções inovadoras que serão implementadas no futuro”, declarou Jahmy Hindman, vice-presidente sênior e CTO da John Deere.

A solução SATCOM da John Deere utilizará a internet por constelação de satélites de baixa órbita Starlink da SpaceX. Para ativar esta solução, as concessionárias John Deere instalarão um terminal Starlink em máquinas compatíveis, testado para condições agrícolas severas, juntamente com um modem JDLink™ 4G LTE para conectar as máquinas ao John Deere Operations Center™.

A solução SATCOM estará disponível por meio de um lançamento inicialmente limitado aos Estados Unidos e ao Brasil, a partir do segundo semestre de 2024.

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas