Alto custo da produção deixa agricultor brasileiro em desvantagem no mercado internacional

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O alto custo da produção deixa agricultor brasileiro em desvantagem no mercado internacional. A CNA (Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) se reuniu na segunda-feira (05) para discutir, entre outros temas, os custos internacionais de produção de grãos.

O pesquisador Mauro Osaki, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), fez um comparativo sobre os custos de produção no Brasil e em outros países.

 

Mesmo com o aumento da produção de soja e milho no país, o produtor brasileiro fica em desvantagem competitiva, diante da alta dos custos. “Gastos com fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, diesel e manutenção preventiva e mão de obra diminuem a competitividade”, explica o pesquisador.

Para a soja, o custo de produção do Brasil, considerando a média dos últimos cinco anos, foi o dobro da Argentina, quase duas vezes maior que o da Ucrânia e 7,8% superior ao dos EUA.

 

No caso, do milho, o custo de produção do grão no Brasil é quase o dobro do da Argentina, 12% superior ao do produto norte-americano e 15% maior que o ucraniano.

Brasil, Argentina e EUA representam 80% da produção mundial de soja. Em relação ao milho, os principais produtores, respondendo por 68% da oferta global, são EUA, China, Brasil e Argentina.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com CNA)

Foto: CNA

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas