halal

Paraná é o maior exportador do mundo de carne halal

Ageiel Machado
Ageiel Machado
halal

#souagro | O Brasil é o maior exportador de frango halal para os países muçulmanos, povo que até o dia 1º de maio está no Ramadã. No ritual só é permitido comer antes do amanhecer e depois que o sol se põe, conforme a doutrina do Alcorão, o livro sagrado do Islã.

O alimento para os muçulmanos deve seguir algumas regras. Por questões religiosas, os animais devem ser criados somente com alimentações saudáveis durante toda a vida e abatidos sem sofrimentos.

 

 

Este tipo de tratamentos para os animais se chama halal, que no idioma árabe significa ‘permitido’. O Brasil é maior exportador desse tipo de carne do mundo, foram quase 2 milhões de toneladas em 2021.

E o oeste e sudoeste paranaense têm grande contribuição para este tipo de carne, De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Paraná responde por 37% das exportações de frango halal do Brasil.

 

 

De acordo com informações da ABPA, é da BRF e está localizado em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. No estado, a BRF tem outras duas unidades certificadas, em Francisco Beltrão (também no Sudoeste) e Carambeí (nos Campos Gerais). Além de outras empresas e cooperativas no oeste do estado que tem uma fatia de pelo menos 25% nesse tipo de exportação.

“A maior parte da produção é destinada a países islâmicos, mercado em que a BRF está presente há mais de 40 anos”, informa a empresa. As exportações são para países como Egito, Irã, Líbano, Malásia, Omã, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.

 

(Ageiél Machado / Sou Agro com ABPA)

 

 

(foto: Avicultura Industrial)

(Ageiel Machado/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas