Abril se mostra promissor para exportações de frango

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| Nos primeiros dias de abril, os resultados das exportações de carne brasileira de frango são promissores. Em seis dias úteis do mês (de um total de 19 dias úteis em abril), os embarques de carne de frango in natura alcançaram média de 21.394 toneladas/dia, resultado que, por enquanto representa um recorde em termos de média diária, segundo Avisite.

Mas é claro que esse alto volume deve se diluir nas próximas semanas de abril, principalmente por conta dos dois feriados do mês que afetam a movimentação nos portos. Só que mesmo que isso aconteça, o desempenho mensal das exportações deve ser positivo mais uma vez. O ganho atual é um dos maiores, com aumento de mais de 22% comparado ao mês passado e de quase 18% maior que abril de 2021.

Além disso, outro bom indicador é demonstrado na comparação de volume embarcado nestes seis primeiros dias do mês, que é de 128.362 toneladas, com o registrado nas duas primeiros semanas de fevereiro passado, com 131.524 toneladas.

 

Como mostra o gráfico abaixo, à direita, são resultados muito similares (diferença inferior a 2,5%). Porém, o resultado de fevereiro foi alcançado em nove dias úteis, contra os atuais seis dias úteis de abril.

frango

 

 

Abril portanto, promete ser um mês promissor para o mercado de frango, seja nas exportações ou no preço, já que a média do produto até aqui embarcado segue subindo. Esse aumento foi de 2,2% sobre o mês anterior, e 23,3% sobre abril de 2021. E esse reajuste é o suficiente para gerar uma receita cambial que, pelo segundo mês consecutivo, irá ultrapassar a marca dos US$700 milhões mensais. O estimado, por ora, é um valor acima de US$750 milhões, cerca de 38% a mais que o obtido um ano atrás.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Avisite)

 

(Foto: Abracomex)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas