Surtos de gripe aviária se espalham na Europa e Ásia
#souagro| O aumento da confirmação de surtos da gripe aviária tem gerado preocupação na Europa e Ásia. Nos últimos dias foram muitos casos relatados para a Organização Mundial de Saúde Animal, o que indica que o vírus está se espalhando rapidamente.
O Japão confirmou que o subtipo H5N8 da gripe aviária, altamente patogênico, foi detectado em uma granja aviária disse o ministério da agricultura na terça-feira (16). O surto foi descoberto na segunda-feira (15) em uma fazenda com cerca de 11 mil galinhas poedeiras na cidade de Izumi, no sudoeste do país.
Próxima safra tem tudo para ser a mais cara do século
A Coreia do Sul relatou um surto em uma fazenda de cerca de 770 mil aves em Chungcheongbuk-do, disse a OIE na segunda-feira, citando um relatório das autoridades sul-coreanas. Todos os animais foram abatidos.
Na Europa, a Noruega relatou um surto de gripe aviária H5N1 na região de Rogaland em um bando de 7.000 aves, disse a OIE. O governo belga colocou o país em risco, ordenando que as aves fossem mantidas dentro de casa a partir de segunda-feira (15), depois que uma variante altamente patogênica da gripe aviária foi identificada em um ganso selvagem perto de Antuérpia.
A disseminação da gripe aviária coloca a indústria da avicultura em alerta, já que em surtos anteriores, milhares de galinhas precisaram ser abatidas por conta da doença.
INFECCÇÃO EM HUMANOS
Mas além dos animais, também há preocupação com os humanos. Neste ano a China relatou 21 infecções humanas com o subtipo H5N6 da gripe aviária até agora, mais do que em todo o ano de 2020.
Em fevereiro, a Rússia registrou o primeiro caso da cepa H5N8 transmitida a humanos por pássaros e relatou o caso à OMS. Não havia nenhum sinal no momento da transmissão entre humanos.
Silo com 80 toneladas de trigo cai e mata trabalhadores
Por conta da situação atual, o Japão suspendeu temporariamente as exportações de carne de frango e ovos de todas as regiões no início deste mês após relatar o primeiro surto, embora o ministério tenha dito que o consumo desses itens, se infectado, não representa risco para os humanos.
Saiba porque o feijão está sumindo da mesa dos brasileiros
No inverno passado, o Japão teve sua pior temporada de gripe de inverno em fazendas, com quase 10 milhões de frangos abatidos e mais de um terço das prefeituras do país afetadas. O Japão tem um rebanho de postura de ovos de cerca de 181 milhões de galinhas e uma população de frangos de 140 milhões, de acordo com o Ministério da Agricultura.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
Tratamentos antivirais podem ser eficazes contra a gripe aviária, mas não há vacina para humanos, de acordo com o site do Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
(Débora Damasceno/Sou Agro com agências)