Foto: reprodução

Produção de grãos: o que esperar da safra 2022/23?

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: reprodução

#souagro| Nós falamos aqui no Sou Agro que a chuva acima da média já vem refletindo na produtividade do trigo no Paraná. Mas mesmo assim, a expectativa se mantém positiva para o resultado geral da safra no estado. Mas quando falamos dos grãos há sempre uma grande expectativa sobre o que esperar dos resultados de produção a cada safra, principalmente por conta das mudanças climáticas bruscas que podem prejudicar às lavouras.

E é justamente por isso que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou a coleta de dados para o 2º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23. Os técnicos realizam visitas em campo nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. A pesquisa será realizada remotamente nos demais estados produtores de grãos em que há cultivo nesse momento.

 

E é a partir deste levantamento que os produtores terão uma projeção do que esperar da safra de grãos. Além do acompanhamento contínuo do clima e dos índices de vegetação por meio de máscaras de cultivo, o acompanhamento da safra neste mês trará uma visão detalhada do avanço da semeadura das culturas de primeira safra. No momento, a ida a campo também tem o objetivo de acompanhar a fase final das culturas de terceira safra e de inverno.

Até 15 de outubro, de acordo com o Progresso de Safra divulgado pela Conab, a semeadura da soja alcançou 21,5% da área estimada para este ciclo. O milho primeira safra tinha quase 31% da área semeada. Enquanto isso, a colheita do trigo começou no Rio Grande do Sul, aumentando a área colhida do cereal, no país, para mais de 30%.

 

O trabalho seguirá até 28 de outubro. O 2° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 será divulgado no dia 9 de novembro.

(Débora Damasceno/Sou Agro com dados da Conab)

(Foto: Envato)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas