Papagaios visados pelo crime são resgatados em situação precária
#souagro| Os papagaios da espécie Amazona aestiva, conhecida como papagaio-verdadeiro são visados por criminosos por conta da sua capacidade de imitar a voz humana. Justamente por isso que as aves se tornam alvo do crime.
Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro, na cidade de Três Rios. Durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, os policiais suspeitaram das diversas caixas plásticas que o motorista acumulava no banco traseiro. Ao abrir o porta-malas, a equipe se deparou com os papagaios amontoados nas gaiolas em situação precária e se debatendo.
- “É uma indústria a céu aberto e os riscos são por nossa conta”, desabafa produtor rural, sobre previsão de geada para o PR
- Mapa participa de Cúpula que vai sugerir mudanças para o crescimento do cooperativismo
No total, 61 papagaios que foram foram retirados ilegalmente da natureza eram transportados em pequenas gaiolas e caixas de papelão. Quando foram encontrados pelos agentes, 55 aves estavam amontoadas em gaiolas plásticas no porta-malas do veículo, muitos cobertos por fezes e demonstrando elevado nível de estresse. Havia mais seis filhotes, ainda sem penas, em uma caixa de papelão escondida sob um dos bancos do veículo.
O motorista contou que havia saído de Montes Claros, em Minas Gerais, e receberia mais de R$ 1 mil para transportar as aves até Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo a PRF, ele não soube informar quem as receberia.
- Preço da mandioca já é 80% maior que 2021; menor oferta é a principal causa do aumento
- O que o agricultor precisa saber para aumentar a produtividade da soja?
As aves foram encaminhadas para a autoridade ambiental para cuidados e depois a soltura. Já o motorista preencheu um termo de responsabilidade, se comprometendo a comparecer em juízo.
(Débora Damasceno/Sou Agro com Agência Brasil)
(Foto: PRF)