Mapa participa de Cúpula que vai sugerir mudanças para o crescimento do cooperativismo

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa de cúpula que vai sugerir mudanças no cooperativismo. O evento começou nesta segunda-feira (24) e vai até quinta-feira (27).  A 6ª Cúpula Cooperativas das Américas é organizada por cooperativas das Américas e todas as organizações associadas do Paraguai (Conpacoop, Concopar, Cooperativa Universitária, Fecoac, Fecopar, FCOMULP e Panal Seguros). O evento ocorre de 24 a 27 de outubro, em Assunção, no Paraguai.

O objetivo da Cúpula é construir acordos e firmar compromissos que vão resultar em uma Declaração Final, visando promover mudanças que impactem as organizações cooperativas e suas comunidades. São esperados 1.200 participantes para debater, estudar e aprofundar os temas atuais, definir estratégias e orientações para os próximos quatro anos.

 

Nesta edição serão discutidos e analisados três eixos: Identidade Cooperativista; Reativação e Integração Econômica; Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. A programação também contará com encontros paralelos como um Fórum Comercial, um Fórum de Educação Cooperativa, o Encontro de Jovens e o VIII Congresso Continental de Direito Cooperativo.

Concomitante à cúpula, acontece entre os dias 27 e 29 de outubro o 8º  Congresso Continental de Direito Cooperativo, também na cidade de Assunção (Paraguai). A edição deste ano ocorre sob o lema “O direito cooperativo e a identidade cooperativa no pós-pandemia”.

 

O congresso é destinado a profissionais do direito, pesquisadores, professores, magistrados, dirigentes e funcionários de cooperativas relacionadas ao tema. Para sua realização, conta ainda com o apoio de universidades, associações profissionais, entidades cooperativas e órgãos oficiais a elas relacionados.

Para o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Márcio Cândido, a Cúpula é uma excelente oportunidade para debater os caminhos e firmar compromissos para promoção do cooperativismo em diferentes setores. “É crucial a necessidade de coordenarmos esforços entre as organizações cooperativas e órgãos públicos para o desenvolvimento de uma agenda global que fortaleça o movimento cooperativo”, avaliou.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

Foto: Divulgação

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas