Foto: Arquivo

Agronegócio e indústria impulsionam geração de empregos no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: Arquivo

O agronegócio e a indústria, que engloba vários setores do agro, são alguns dos setores que impulsionam a geração de empregos no Paraná. Foram 12.920 empregos gerados em setembro ao todo, com saldo positivo de 136.816 novas vagas abertas em 2022, segundo dados do Ministério do Trabalho.

Nos resultados por setor, o de serviços aparece na frente com 5.515 empregos formais, seguido do comércio, com 3.887. Indústria vem em seguida com 2.374, construção civil com 1.047 e agropecuária, com 97 empregos gerados em setembro. O que mais chama atenção é que nenhum setor registrou saldo negativo neste mês.

 

“Já podemos perceber o setor produtivo se preparando para o fim de ano, quando a atividade econômica recebe um forte impulsionamento das festas, férias escolares e o pagamento do 13º. Pensando nisso, o Governo do Estado está realizando diversos mutirões, inclusive com vagas de trabalho temporárias, e investindo forte na qualificação profissional da mão de obra”, destacou o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

“Também é importante destacar que em setembro tivemos o maior número de contratações no comércio neste ano, superando agosto, que tinha o melhor saldo até então. E a indústria tem demonstrado consistência com saldo positivo de empregos gerados durante todo o ano” explicou Suelen Glinski, chefe do Departamento de Trabalho da Sejuf.

 

Subsetores

No ranking dos subsetores, a indústria de transformação teve o maior saldo, com 2.480 empregos gerados, compensando assim os saldos negativos de outros subsetores industriais. Na segunda colocação está o comércio varejista, que contratou 2.369 trabalhadores em setembro, mais que o dobro que o comércio atacadista (1.049). No acumulado do ano, porém, a situação se inverte, e o atacado aparece na frente com 7.644 empregos, enquanto o varejo contratou 5.416 trabalhadores.

 

Geração de emprego nos principais setores em 2022:

  • Serviços – 80.684
  • Indústria geral – 26.723
  • Comércio – 17.149
  • Construção civil – 9.153
  • Agricultura, pecuária e produção florestal – 2.794

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com AEN)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas