Foto: reprodução internet

“É uma onda de frio espetacular que pode trazer um prejuízo grande”, diz Coutinho sobre previsão do tempo

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: reprodução internet

#souagro| Fim de outubro começo de novembro e vai ter frio, é isso mesmo? Sim, você não leu errado. A previsão é de frio intenso para os próximos dias inclusive deve ter geada no Sul do país: “É uma onda de frio espetacular em termos de novembro, mas que pode trazer um prejuízo grande, especialmente aqui na fruticultura de Palmas e a região da maçã e uva aqui em São Joaquim, na Serra Gaúcha. Temperaturas bem abaixo de zero podem acontecer na nossa área, trazendo prejuízo muito grande”, diz Ronaldo Coutinho, Engenheiro Agrônomo.

E as baixas temperaturas já começam a ser sentidas nos próximos dias: “A queda absurda da temperatura do dia 29 de outubro até 7 de novembro. Frio de 4 a 6 graus abaixo do normal. Muito frio na Bolívia, Paraguai, norte da Argentina, Uruguai e região Sul, principalmente Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sul e Oeste de Minas, sul do Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo”, detalha Coutinho.

 

VEJA TODOS OS DETALHES NO VÍDEO:

 

PRODUTORES PREOCUPADOS 

Os produtores estão preocupados com essa previsão. Nesta semana mostramos aqui no Sou Agro, como os agricultores estão receosos com a possibilidade de geada.

“É uma indústria a céu aberto e os riscos são por nossa conta. Se houver geada agora, vai ser uma tragédia. As plantas de soja mal estão saindo do chão por que a chuva foi muito intensa e fria. Tivemos estragos, mas se houver geada que precisarmos replantar soja, a janela para plantar milho safrinha se perde”, afirma, preocupado, Edmilson Zabott, que é produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Palotina.

 

“Isso ameaça também toda cadeia de proteína animal e gera uma preocupação na área de alimentos. Eu, por exemplo, plantei sorgo para escapar da cigarrinha, principal praga para o milho safrinha. E estamos torcendo para que a previsão não se confirme”, lamenta.

frio
Edmilson Zabott teme pela confirmação da geada.

(Débora Damasceno/Sou Agro)

(Foto: reprodução)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas