Tecnologia sem limites de idade: produtoras rurais participam de curso de informática em Cascavel
A tecnologia não tem limites. Nem mesmo de idade para produtoras rurais que têm garra e força de vontade para aprender.
Em cinco dias de curso, promovido pelo Senar e pelo Sindicato Rural de Cascavel, mulheres do agro aprenderam sobre o mundo da internet e programas que são úteis para ajudar no dia a dia da produção rural.
- IBGE divulga novo recorde da produção agrícola de 2021
- Secretaria pede devolução compulsória de petiscos após morte de cães
“Aplicativos e redes sociais, conhecimentos específicos de internet, programas como Word, Excel, fazem parte deste aprendizado”, explica a instrutora Aline Martins.
Ela ressalta a satisfação em receber as mulheres do agro que são produtoras rurais para o curso. Jovens senhoras com muita vontade de aprender. “Esse curso soma para trazer macetes e atalhos, coisas que elas nunca viram no mundo da informática. Sempre tem mais para aprender”, comenta.
Lucilene Vicentini tem 59 anos e aprendeu pela necessidade o básico que precisava para lidar com a fazenda. O curso agora traz novos conhecimentos. “Eu aprendi sozinha e agora estou aperfeiçoando. Chega de papel e caneta”, brinca.
Com 74 anos, Clotildes Orsatto quer aprender para trabalhar e também para se comunicar com os netos. “Eles evoluem e a gente fica parado. Além disso, sinto necessidade de ajudar mais nesta parte na propriedade”, afirma.
- Produtor rural, a La Niña não quer ir embora e as mudanças climáticas devem continuar
- De Cascavel para o Brasil: saiba como será o Centro de Informações do Agronegócio
As mulheres que desejarem participar de capacitações como esta podem procurar o Sindicato Rural de Cascavel, na Rua Paraná, 3937 – Centro, ou pelo telefone (45) 3225-3437.
Confira a reportagem completa:
(Texto: Tatiane Bertolino/Sou Agro – reportagem de vídeo: Sirlei Benetti/Sou Agro)