cascavel

De Cascavel para o Brasil: saiba como será o Centro de Informações do Agronegócio

Débora Damasceno
Débora Damasceno
cascavel

#souagro| Do Oeste do Paraná para o Brasil, é assim que vai funcionar o Centro de Informações do Agronegócio em Cascavel, apresentado no Espaço Impulso, no Centro Tecnológico Coopavel, Show Rural. O projeto envolve a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec), Coopavel, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e Brasil Soberano, holding com 40 anos de tradição que incorpora grupos empresariais e especialistas em soluções de missão científica, segurança física e cibernética.

“Neste sistema estarão reunidos todos os dados do agronegócio brasileiro,  fazendo com isso a mineração, ou seja, a geração de dados para todas a empresas do agronegócio brasileiro. É um projeto altamente inovador. A Brasil Soberano, que é uma das parceiras deste projeto, já tem um centro de informações em Brasília rodando com todos os sistemas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Eles têm um grande ‘know how’  para viabilização e execução deste projeto”, explicou Rafael Amaral, diretor da Fundetec.

 

Em pouco tempo, a ideia da Fundação é ter uma Central de Operações dentro da Fundetec, fazendo a extração destes dados, gerando informações do agronegócio para todas as empresas que necessitarem de subsídios deste setor.

O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, diz que se trata de uma parceria estratégica que utilizará dados para impulsionar o agronegócio. “Os dados quando não são tratados, cruzados com outras informações dos mais diversos setores, são apenas informações, mas quando você faz o cruzamento desses dados, o tratamento deles e estratifica, essas informações passam a ser preciosas para que você possa tomar decisões e ter planejamentos estratégicos para decisões futuras”, destaca.

 

Cascavel vai contar, à medida que as etapas do protocolo forem colocadas em prática, com o primeiro e único Centro de Operações e Inteligência do Agro do Brasil. Ele vai converter as plataformas BigData do agro e um DataCenter dedicado com uso de inteligência artificial, criando uma rede nacional inédita de dados de um segmento responsável por gerar 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Diretor-presidente do Brasil Soberano, Alessandro Andrei Deuschle da Silva, diz que com os dados cruzados em um mesmo ambiente, cria-se uma nuvem de informações que levam a projeção e antecipação de cenários, além de previsibilidade.

“Informação é um elemento de poder e esse poder se reflete em melhor produtividade e melhor rentabilidade para o negócio, e para o agronegócio não poderia ser diferente”, diz.

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, destacou a visão estratégica do prefeito Leonaldo Paranhos que faz Cascavel se tornar referência nacional em produtividade. Ele destacou que o Show Rural também é referência em termos tecnológicos.

“Toda a inovação que existe hoje no agronegócio brasileiro e da América do sul, muitas dessas, talvez a maioria, passaram pelo Show Rural e Cascavel é o município que capitaliza os melhores empreendedores. É por isso que Cascavel sempre tem pensado e agido na frente”, afirma.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Prefeitura de Cascavel)

(Foto: Prefeitura de Cascavel)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas