Plantio de soja no Paraná

Plantio da soja avança e chega a 6% no Paraná

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Plantio de soja no Paraná

O plantio da soja chegou a 6% no Paraná. Os dados são do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) publicados nesta terça-feira (20). No dia 10 deste mês terminou o vazio sanitário, período em que os produtores não têm soja no campo por conta da ferrugem asiática.

Depois disso, plantio da soja liberado, mas com a chuvarada muita gente preferiu esperar. Mesmo assim, das lavouras a serem plantadas, 6% já estão com as sementes. A totalidade delas em boas condições e 99% em germinação e 1% em desenvolvimento vegetativo.

 

O plantio do milho 1ª safra também está avançado: 47%. 98% em boas condições e 2% em condições médias. 43% em germinação e 57% em desenvolvimento vegetativo.

Produção nacional

As primeiras projeções para a produção total de grãos para a safra 2022/23 apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas. O resultado é impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão.

 

Para a soja, a perspectiva da Conab assinala um cenário recorde na produção, sendo projetada em 150,3 milhões de toneladas para a próxima temporada. Os preços do grão devem continuar atrativos, uma vez que a oferta e a demanda mundial da oleaginosa seguem ajustadas, refletindo em tendência de crescimento de 3,5% de área para a cultura, podendo chegar a 42,4 milhões de hectares.

A produtividade do ciclo 2022/23 deve apresentar recuperação em relação a atual safra após os problemas climáticos registrados nos estados do Sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul. Com a melhora esperada na produtividade, a Conab estima que a maior disponibilidade do grão deve propiciar exportações na ordem de 92 milhões de toneladas, aumento de 22,2 % em relação à safra 2021/22, um recorde para a cultura. Mesmo com a estimativa de aumento dos embarques, os estoques para a temporada 2022/23 também devem crescer em torno de 3,9 milhões de toneladas em relação ao que é previsto para o ciclo atual, sendo projetados em 9,8 milhões de toneladas.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Deral)

 

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas