Plantio da soja avança e chega a 6% no Paraná

Compartilhar

O plantio da soja chegou a 6% no Paraná. Os dados são do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) publicados nesta terça-feira (20). No dia 10 deste mês terminou o vazio sanitário, período em que os produtores não têm soja no campo por conta da ferrugem asiática.

Depois disso, plantio da soja liberado, mas com a chuvarada muita gente preferiu esperar. Mesmo assim, das lavouras a serem plantadas, 6% já estão com as sementes. A totalidade delas em boas condições e 99% em germinação e 1% em desenvolvimento vegetativo.

 

O plantio do milho 1ª safra também está avançado: 47%. 98% em boas condições e 2% em condições médias. 43% em germinação e 57% em desenvolvimento vegetativo.

Produção nacional

As primeiras projeções para a produção total de grãos para a safra 2022/23 apontam para uma colheita de 308 milhões de toneladas. O resultado é impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos mercados de milho, soja, arroz, feijão e algodão.

 

Para a soja, a perspectiva da Conab assinala um cenário recorde na produção, sendo projetada em 150,3 milhões de toneladas para a próxima temporada. Os preços do grão devem continuar atrativos, uma vez que a oferta e a demanda mundial da oleaginosa seguem ajustadas, refletindo em tendência de crescimento de 3,5% de área para a cultura, podendo chegar a 42,4 milhões de hectares.

A produtividade do ciclo 2022/23 deve apresentar recuperação em relação a atual safra após os problemas climáticos registrados nos estados do Sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul. Com a melhora esperada na produtividade, a Conab estima que a maior disponibilidade do grão deve propiciar exportações na ordem de 92 milhões de toneladas, aumento de 22,2 % em relação à safra 2021/22, um recorde para a cultura. Mesmo com a estimativa de aumento dos embarques, os estoques para a temporada 2022/23 também devem crescer em torno de 3,9 milhões de toneladas em relação ao que é previsto para o ciclo atual, sendo projetados em 9,8 milhões de toneladas.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Deral)

 

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.