Vinhos

Mapa atualiza guia com padrões para produção de bebidas

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Vinhos

#souagro| O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) atualizou um guia com padrões para produção de bebidas. É  o Cartilhão de Bebidas, documento que traz um compilado das normas brasileiras que tratam dos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ’s), do Registro de estabelecimentos e produtos, da Importação e da Exportação de Bebidas, Fermentado Acético, Vinho e Derivados da Uva e do Vinho, bem como os parâmetros analíticos e composição.

Ao todo, o documento traz mais de 80 categorias de produtos relativos às áreas de bebidas e vinhos e derivados do vinho. “Cada capítulo traz as informações com as interpretações necessárias de forma facilitada e didática de uma bebida específica que possui regramentos de regulamentos, PIQ, denominação de produtos, entre outros”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.

 

A consolidação das normas, além de ser facilitadora para o cumprimento das regras pelo setor produtivo, serve para orientar os serviços de inspeção e fiscalização agropecuária, que buscam controlar e aferir todas as etapas de fabricação das bebidas, como forma de garantir a saúde e segurança do consumidor.

“Nosso objetivo é dar um acesso padronizado para que todos possam ter acesso a informação e fazer as coisas da maneira mais correta, evitando assim erros, por exemplo, de rotulagem e de composição”, destaca Bertoldo.

 

O Cartilhão de Bebidas é um documento que está em constante revisão e atualização e, por isso, a orientação é que sempre seja consultado no site do Mapa.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas