“Estamos caminhando para autossuficiência do trigo”, reforça ministro da Agricultura em congresso internacional

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, participou nesta terça-feira (27) da cerimônia de encerramento do 29º Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e reforçou que o Brasil caminha para ter autossuficiência na cultura.

O evento foi uma realização da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) e teve como objetivo contribuir para o fortalecimento e crescimento de toda a cadeia que envolve o cereal no Brasil e em outros países.

 

No evento, o ministro destacou a alta da produção de trigo no país, graças ao investimento em pesquisa e inovação, em especial a atuação da Embrapa. Ele citou, como exemplo, que a média nacional é a produção de 2,8 de toneladas por hectare. Porém, há produtores que já alcançaram 9 toneladas por hectare. “Estamos caminhando para autossuficiência do trigo”, reforçou o ministro.

A estimativa é que o Brasil alcance esse cenário dentro de dez anos. Para chegar a autossuficiência, umas das frentes é a expansão do cultivo no Cerrado, com  potencial de produção de trigo para 1 milhão de hectares em sistema irrigado e incorporação de mais 2,5 milhões de hectares no sistema de sequeiro. Isso representa cerca de 4 milhões de toneladas do grão a mais no país, conforme a Embrapa.

 

A Embrapa já desenvolveu quatro variedades resistentes ao clima do país e regime de chuvas.

Trigo

Na safra 2021/2022, a produção de trigo está estimada em 9,4 milhões de toneladas, com área plantada de 290,6 mil hectares (crescimento de 10,6%), de acordo com o 12º Levantamento de Grãos, divulgado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

 

Os brasileiros consomem anualmente quase 13 milhões de toneladas de trigo, em massas, pães, bolos e outros produtos.

Congresso

O Congresso Internacional do Trigo, realizado anualmente pela Abitrigo, reuniu executivos e empresários dos principais setores envolvidos na produção, moagem e derivados do grão e aborda temas atuais e relevantes para o agronegócio, como análise de mercado, tendências de consumo, regulamentação, saudabilidade, entre outros.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Mapa)

Foto: Mapa

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas