Foto: Envato

Custo de produção dos suínos continua subindo

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

#souagro| A gente acompanha aqui no Sou Agro que o produtor de suínos vem enfrentando muitas dificuldades nos últimos meses por conta de vários fatores, o aumento do custo de produção é um deles. Um levantamento da Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAS) demonstrou que os custos continuam subindo. Os estados de Santa Catarina e Paraná são usados como referência nos cálculos por serem os maiores produtores nacionais de suínos e de frangos de corte.

Para se ter uma ideia, em agosto o Índice de Custo de Produção de Suínos, o ICPSuíno, subiu 1,18% em relação a julho, fechando em 436,84 pontos. Os gastos com a ração dos suínos foi o item que mais influenciou a alta em agosto, subindo 0,85%. No ano, o acumulado é de 5,80%. Nos primeiros oito meses do ano, o ICPSuíno acumula 9,07% de alta e, nos últimos 12 meses, 7,29%.

 

O analista da área de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves, Ari Jarbas Sandi, lembra que: “apesar de os custos de produção de suínos da Embrapa serem referenciais, ou seja, servirem de baliza para o setor produtivo, os mesmos podem não representar a realidade de cada suinocultor ou avicultor, sendo este dependente de variáveis produtivas, da conversão alimentar dos animais, da qualidade da mão de obra empregada nos manejos operacionais, da ambiência e nível tecnológico das instalações e da gestão técnica e econômica que o produtor consegue prover à atividade que escolheu empreender.”

FRANGO

Falando sobre os resultados do custo de produção do frango, o ICPFrango se manteve estável, oscilando 0,01%, fechando em 422,03 pontos. Houve queda nos gastos com aquisição de pintinhos de um dia (-0,26%), nutrição (-0,10%) e mão de obra (-0,06%), apesar da alta com energia elétrica, calefação e cama (0,29%) e transporte (0,20%). O custo de produção do quilo do frango de corte vivo no Paraná, produzido em aviário tipo climatizado em pressão positiva, manteve o valor de julho em agosto: R$ 5,45. De janeiro até agosto, o ICPFrango acumula alta de 4,59% e, nos últimos 12 meses, uma variação de 3,56%.

 -

 

Os índices

Os custos de produção são uma referência para o setor produtivo. Assim, os resultados publicados na CIAS são derivados de coeficientes de produtividade pré-fixados, variando mensalmente apenas o preço dos insumos e fatores de produção. Além disso, suinocultores independentes e avicultores sob contratos de integração devem acompanhar a evolução dos seus próprios custos de produção.

(Débora Damasceno/Sou Agro com dados da Embrapa)

 

(Foto: Envato)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas