produtos

Mapa apreende toneladas de produtos agropecuários ilegais

Débora Damasceno
Débora Damasceno
produtos

#souagro| Muita irregularidade, foi isso que uma operação conjunta feita nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo constatou. Toneladas de produtos agropecuários irregulares eram vendidos em estabelecimentos atacadistas e distribuidores.

No Mato Grosso do Sul, a fiscalização ocorreu em dois estabelecimentos atacadistas. Nos locais foram apreendidos 4.470 kg de queijos; 2.700 unidades de ovos; 83 litros de leite; 4 kg de frango congelado; 32 kg de apresuntado; 18 kg de bacon; 15 kg de calabresa; 52 Kg de requeijão e 17 kg de bebidas lácteas. Já no estado de São Paulo, foram fiscalizados dois estabelecimentos de distribuição de produtos de origem animal, sendo apreendidos 2.274,83 Kg de produtos cárneos impróprios para alimentação humana.

As apreensões resultaram em cerca de R$ 506,5 mil de prejuízo aos infratores, tendo sido feitos um auto de infração, dois termos de apreensão, um termo de condenação e realizada uma prisão em flagrante por crime de contrabando.

“Os produtos de origem animal importados irregularmente podem representar um sério risco para a saúde pública por não atenderem à legislação sanitária brasileira e não serem submetidos a nenhum controle sanitário oficial. Esta Operação foi precedida de uma ação de inteligência da Iagro e possibilitou que fossem retirados de circulação produtos alimentícios que seriam comercializados em vários municípios do Mato Grosso do Sul”, destaca a auditora fiscal federal agropecuária, Helda Cebalho.

 

A Operação Ronda Agro XXIV do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) foi resultado da somatória de esforços entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro), a Receita Federal do Brasil (RFB), a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e o Departamento de Operações de Fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul (DOF), que realizaram as ações de fiscalização conjuntas em estabelecimentos suspeitos de comercializarem produtos de origem animal importados irregularmente da Argentina e do Paraguai.

“Os resultados da operação refletem todo o empenho das equipes que atuaram de forma conjunta e integrada, contribuindo para a efetividade das ações no combate a atividades irregulares”, destaca o coronel Wagner Ferreira da Silva, diretor do DOF.

(Débora Damasceno/Sou Agro com Mapa)

 

(Fotos: Mapa)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas