Cuidados com o solo torna frutas, verduras e legumes mais saborosos e nutritivos

Compartilhar

#souagro| Os cuidados com o solo se tornaram uma preocupação cada vez mais constante na produção agrícola, e não é para menos, afinal, muitos estudos demonstram que a qualidade do solo podem trazer ótimos resultados para às lavouras.

Por exemplo, um solo saudável é essencial para que plantas frutíferas e leguminosas tenham um bom desenvolvimento e apresentem características comerciais atrativas, como coloração, textura e sabor. É o que afirma o PhD em Ciências do Solo e gerente técnico para hortifrúti e café da Alltech Crop Science, Marcos Revoredo. “A saúde não está relacionada apenas à redução de estresse, mas a um solo que forneça condições necessárias para que essa planta possa expressar todo seu potencial. Sendo assim, o solo precisa ser capaz de favorecer o desenvolvimento de raízes e fornecer nutrientes em todas as etapas do crescimento vegetal”.

 

Segundo Revoredo, solos que apresentam uma boa infiltração de água, acidez corrigida, níveis satisfatórios de nutrientes e matéria orgânica amplificam as qualidades genéticas do cultivo, deixando-o mais vicejante. Todos os elementos nutricionais são fundamentais para este desenvolvimento, no entanto, nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e cobre estão relacionados diretamente com os aspectos de sabor, como a acidez e o teor de sólidos solúveis totais: “Solos que passam por esses cuidados, produzem resultados mais adequados à comercialização, ou seja, frutas, verduras e legumes com o tamanho de classificação exigido pelo mercado, mais saborosas, com boa coloração e, também, mais nutritivas”, exemplifica.

Valdívia Souza, gerente técnica de nutrição de plantas da Agrícola Famosa, maior exportadora de melão e melancia do Brasil e responsável por 70% dessa produção nacional, sabe bem a importância de atender a critérios comerciais e entregar frutas com aspectos atraentes ao mercado consumidor.

“Essas características são fundamentais para o sucesso de quem trabalha com consumo de frutas in natura. Nossos clientes, por exemplo, exigem frutas com sabor aprimorado e coloração e textura bonitas”.

 

A localização da Agrícola, em uma região entre Rio Grande do Norte e Ceará, onde predominam terrenos arenosos e clima semi-árido, torna necessário muitos cuidados com o solo. “O cultivo em um solo pobre, de baixa matéria orgânica e baixa fertilidade só é viável graças ao uso de soluções a base de biotecnologia”, explica Valdívia, destacando que a saúde do solo também reflete no valor nutricional dos frutos. “Nós temos a preocupação de oferecer um fruto, além de saboroso, nutritivo. A nutritividade também é um critério de qualidade, e o equilíbrio do solo vai favorecer esse quesito, aumentando os benefícios ao consumidor”, explica.

Mesmo que o exemplo cite uma região específica é preciso estar atento e cuidar do solo em qualquer lugar do país, inclusive no Sul onde está concentrada boa parte da produção agrícola brasileira. Revoredo alerta para os prejuízos provocados por um solo degradado, informando que deficiências ou desequilíbrios nutricionais podem causar o surgimento de doenças, afetam o crescimento das plantas e reduzem a produtividade e a qualidade final de frutas e verduras.

Dependendo do desequilíbrio, os cultivos não conseguem sequer completar seu ciclo de desenvolvimento. “A excelência na aparência da fruta ou do vegetal, como brilho e saúde da casca, coloração típica, sabor e nutrição são diferenciais competitivos que se alcançam mais facilmente ao assegurarmos um solo saudável e equilibrado”.

(Débora Damasceno/Sou Agro  com Assessoria)

(Foto: Assessoria)

 

Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Clique aqui e receba notícias do agronegócio em seu celular

Se conecte com nossas redes sociais:

Publicidade

Publicidade

Copyright © 2021 Sou Agro | CNPJ: 39.541.312/0001-48 — Todos os direitos reservados.

Sou Agro

AD BLOCKER DETECTED

Percebemos que você tem um adblocker habilitado que restringe os anúncios veiculados no site.

Please disable it to continue reading Sou Agro.