febre aftosa

Conheça vantagens do capim elefante para nutrição do rebanho

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
febre aftosa

O uso do capim elefante para nutrição do rebanho bovino, principalmente em períodos de seca, traz diversas vantagens.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulino Melo, a cultivar do cBRS Capiaçu é um clone de capim-elefante de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Capiaçu é um termo tupi-guarani que significa “capim grande”, seu tamanho pode chegar até 4,20 metros de altura. A cultivar destaca-se pela volumosa produtividade e alto valor nutritivo. “A principal vantagem é que ele possui o dobro do carboidrato solúvel dos outros capins que a gente tinha no mercado”, destacou o pesquisador.

 

Além apresentar das vantagens do capim ao rebanho, os pesquisadores já demonstraram a produtores técnicas de ensilagem, ou seja, da conservação da forragem para utilização na alimentação do gado de leite ou de corte e alternativas para minimizar as perdas. “A silagem pode ser realizada com diversos tipos de materiais, o milho e o sorgo são os mais tradicionais, mas o capiaçu tem ganhado muita força nos últimos anos”, destacou o zootecnista Vitor de Oliveira.

Produtores aprenderam sobre ensilagem, conferindo a altura ideal de corte, regulagem dos implementos, tamanho ideal de partícula, ponto de ensilagem (teor de matéria seca da planta), aplicação de inoculante específico, uso de aditivos, escolha do local adequado para construção do silo, tipos de silo e os cuidados para correta compactação e vedação da forrageira.

(Tatiane Bertolino/Sou Agro – com Embrapa)

 

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas